Tinha ido correr numa manhã chuvosa e quando cheguei, a pingar, pensei em preparar um pequeno-almoço rápido que ficasse pronto enquanto tomasse banho. Nada disso aconteceu: comecei a brincar com ingredientes que tinha na despensa e quando dei por mim ainda estava dentro da roupa com que tinha chegado, a deliciar-me com o que tinha acabado de criar.

waffles barrados com chocolate | chocolate rubbed waffles

Não sei o que me fez querer fazer waffles naquele dia (Humm... Ferro de waffles novo desde Setembro e nunca usado...? Talvez...?) mas foi a melhor ideia daquela semana. Tão boa que a repeti num brunch com amigas. Elas adoraram, mesmo a que disse que não conseguia acabar, e o que é facto é que não sobrou nem um para contar a história. Felizmente guardei alguma massa no congelador :)

É verdade, esta receita congela bem: basta tirar na noite anterior e terão massa pronta a fazer de manhã. Também podem congelar já feitos e basta aquecer na torradeira, por exemplo.

Quanto aos ingredientes, não tem nada que saber. Mas a melhor parte é feita fora da frigideira. Logo que acabam de sair, estes waffles devem ser barrados com um quadradinho de chocolate que vai derretendo e se vai infiltrando nos altos e baixos de massa. Não se esqueçam de barrar dos dois lados, enquanto ainda está quente, e de acompanhar com dióspiros fatiados.

Provavelmente a minha fruta preferida de Outono. E definitivamente o meu pequeno-almoço favorito dos últimos tempos!

waffles barrados com chocolate | chocolate rubbed waffles

Waffles Barrados com Chocolate

6 waffles

 

2 ovos

1 colher de sopa de geleia de arroz

1/2 chávena de leite de amêndoas, ou outro

1 1/4 chávena de farinha de espelta

2 colheres de chá de fermento em pó

1 pitada de sal marinho

6 quadradinhos de chocolate

2 dióspiros

 

Numa taça, mistura, com varas, os ovos com a geleia de arroz, adiciona o leite e mexe até estar homogéneo.

Noutra taça envolve a farinha, o fermento e o sal. Junta esta farinha à mistura líquida, aos poucos, mexendo sempre com a vara.

Aquece o ferro de waffles (no fogão ou o eléctrico), passa um pouco de óleo de côco e tira o excesso com papel absorvente. Cozinha os waffles até estarem dourados.

Mal esteja feito o primeiro, barra-o com 1 quadradinho de chocolate, dos dois lados, e faz o mesmo a todos, ainda quentes.

Fatia os dois dióspiros e serve com os waffles barrados de chocolate.

Experimenta e diz-me se não ficaste fã!!

 

Lancei um novo e-book! Desta vez dou-te sugestões de presentes de Natal caseiros, ideais para toda a família! Se comprares durante o período de pré-venda, ainda recebes um presente de Natal grátis exclusivo! Mas o melhor de tudo é que 50% das vendas revertem para a ANAP (Associação Nacional de Ajuda aos Pobres).

Sabe tudo aqui.

waffles barrados com chocolate | chocolate rubbed waffles

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao