Que muitas de nós, mulheres, tentamos fugir do pão a sete pés já todos sabemos. Hidratos, os tão temidos hidratos!

Na minha opinião há pão e pão. Há uns com hidratos de carbono simples,de absorção rápida, cheios de aditivos, açúcares, farinhas altamente processadas, melhorantes, glúten adicionado, E's, leite em pó, etc etc etc. Depois há outros feitos como deve ser, que respeitam os tempos de fermentação, usam farinhas boas, água, sal e nada mais.

O problema é que são difíceis de encontrar e, normalmente, custam um preço que, apesar de achar justo, não é amigo da maioria das carteiras...

... O que me leva a procurar alternativas!

Se já me seguias no ano passado, provavelmente viste a minha Sanduíche Sem Pão de Presunto e Brie e talvez tenhas comprado o Guia para uma Primavera Saudável e Deliciosa onde ensinei a fazer um Panini Sem Pão. Este Inverno também partilhei o meu Hambúrguer no Pão (só-que-não), com mais uma alternativa vegetal ao pão.

Desta vez decidi experimentar com batata doce e só te posso dizer que o resultado é... Delicioso!!! Na primeira experiência que fiz há umas semanas (vê aqui) achei que ficava muito doce para o meu gosto, com manteiga de amêndoa e frutos vermelhos (atenção, é uma boa opção, a minha mãe adorou, tem só a ver com gostos). Por isso, desta vez decidi optar por toppings salgados e foi sucesso garantido!

 

torrada de batata doce | sweet potato toast

 

Torrada de Batata Doce com abacate e tomate cereja

2 pessoas

 

1 batata doce média (gordinha, para render mais fatias!)

1/2 abacate

1 colher de sopa de sumo de limão

Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto

6 tomates cereja

Colorau / pimentão doce em pó, a gosto

1 colher de sopa de sementes de abóbora

1 colher de sopa de sementes de girassol

 

Lava e corta a batata doce em fatias e coloca-as na torradeira (faço duas voltas na torradeira) ou no forno (180ºc 25min ou até douradas) até que estejam cozinhadas por dentro e douradinhas por fora, normalmente ao pé da pele.

Num prato, esmaga o abacate com um garfo e tempera-o com limão, sal e pimenta.

Espalha esta pasta sobre as torradas de batata doce, espalha os tomatinhos cereja e polvilha no fim com o colorau e as sementes!

 

Rápido, fácil, saudável e muuuuito delicioso!!

 

E tu, já tinhas experimentado? Que alternativas usas quando queres "fugir" ao pão convencional?

 

torrada de batata doce | sweet potato toast

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com