S. Pedro, amigo, daqui a uns dias se não mudas este tempo a malta aborrece-se!!

Está aqui uma miúda toda contente, a preparar gelados, saladas, grelhados e trinta por uma linha para o seu querido site ficar todo giro e fresquinho, e tu pregas-nos uma partida destas!! Acho mal. Acho muito mal!

Mas sabes, para mim já é Verão, independentemente desta tua fúria de nuvens+chuva=neura. Já como gelados, ontem e antes de ontem usei saias e calções, ando descalça e feliz em casa. Só falta mesmo a tua parte! Pode ser?

Normalmente ouvimos a palavra trifle e pensamos numa sobremesa rica, simples mas cheia de sabores e texturas (e natas e açúcares e calorias, oh as calorias!!!). Desta vez trago um trifle salgado e, como não podia deixar de ser, saudável. Mais uma receita fresquinha para o Verão e ideal para pôr em copinhos e servir aos amigos quando chegam! Eles vão adorar e aposto que vão querer repetir!

S. Pedro, tu só mereces quando levantares estas nuvens feias.

DSC_0115

Trifle salgado com vieiras e abacate

4 pessoas

 

ž  8 vieiras

ž  1 abacate

ž  1/3 pepino

ž  1 c. sopa de cebolinho picado

ž  1 lima (sumo)

ž  2 fatias de pão integral, em cubinhos

ž  1 c. sopa de azeite

ž  1 c. café de sal com malaguetas

ž  Pimenta preta do moinho, a gosto

 

Nota: Ao escolher o pão integral, por favor não compre aqueles de forma, moles e de pacote…!! Estão cheios de açúcares e aditivos, só dizem integral porque usam uma percentagem de farinha mais completa, o que não quer dizer que sejam muito melhores que as versões semelhantes de pão branco. Escolha um pão caseiro, que saiba de ontem vem e o que contém. Basta perguntar na sua padaria!

DSC_0102

Num processador de alimentos triture o abacate, o pepino, a lima e metade do sal. Quando tiver uma pasta cremosa junte o cebolinho picado.

Toste os cubinhos de pão em azeite até estarem dourados e crocantes.

Arranje as vieiras: Basta retirar o coral de laranja e um músculo branco ao lado. Muito fácil e pode tirar com a mão. Com uma faca corte cada vieira em metades.

Aqueça uma frigideira anti-aderente. Apenas e só quando estiver bem quente, deite um fio de azeite e junte as vieiras.

Cozinhe-as menos de 1 min. de cada lado. Devem estar douradas por fora e brancas e opacas por dentro. Retire e reserve, senão continuam a cozinhar.

Agarre nos copinhos e vá pondo camadas da pasta de abacate, seguidas das vieiras e dos croutons de pão integral até chegar ao fim. Pode salpicar  com cebolinho ou com um bocadinho de sumo de lima. (Tu não, S. Pedro)