Por cá, ia haver festa no jardim no Sábado.

A tia C. está cá em Portugal, fazia anos e disse que trazia tudo. Eu quis fazer qualquer coisa especial, um miminho, porque sei que adora comer mas que se preocupa com o que come. Uma coisa pequenina, fresca e doce parecia-me ideal: aquece o coração de qualquer um e sabia que esta minha tia ia adorar. Merece cada migalha pois passa muito tempo longe de nós. Todos passam. Demasiado. Cá em casa não gostamos muito disso: O meu pai conversa menos com o tio, a minha mãe só no whatsapp com a tia, e eu fico sem a minha melhor amiga durante 11 meses do ano. Agora estão cá os tios e não há nada que me deixe mais contente do que mimar a mãe da minha melhor amiga!

Com uns problemas na plataforma durante o fim-de-semana, não consegui publicar estas preciosidades a tempo do 4 de Julho. Dia muito especial nos Estados Unidos, o dia 4 de Julho é um feriado em que se comemora o Dia da Independência dos EUA. Há marchas, barbecues e encontros familiares e em todo o lado se vêem as cores da bandeira americana. Até na comida!

minitartes-5

Inspirada pelas cores e motivada pelos anos desta tia muito especial, fiz estas tartelettes. Absolutamente deliciosas e, diz quem provou, que se comem uma a seguir à outra. Decidi fazer estes tamanhos mini mas podem experimentar nas formas de cupcake ou numa forma grande e servir às fatias.

Tartelettes de limão e frutos silvestres | cru, vegan, natural

aprox. 45 mini tartelettes

minitartes-3

para a base:

1/2 chávena de tâmaras, sem caroço (aprox. 12)

Sumo de 2 limões

2 chávenas de amêndoas

1 pitada de baunilha bio natural, em pó

1 pitada de sal marinho

minitartes-1

para o recheio:

2 chávenas de cajus

4 limões - raspa + sumo

2 pêssegos bem maduros

1/4 chávena de mel

1 colher de café de curcuma em pó

1 pitada de baunilha bio natural, em pó

1 pitada de sal marinho

 

para decorar:

125 gr framboesas

125 gr mirtilos

 

Começa por demolhar as tâmaras no sumo de limão e os cajus em água abundante, durante 2 a 3 horas.

Prepara a base, triturando as amêndoas até uma areia grossa e juntando todos os outros ingredientes até obteres uma textura areada e com alguns "grumos".

Prepara as formas com papel untado de óleo de côco (ou unta apenas as formas) e distribui a mistura homogeneamente. Calca bem, com as pontas dos dedos, para que a base fique bem presa no fundo de cada forma. Leva-as ao frio e reserva.

 

Prepara o recheio: tritura todos os ingredientes muito bem, até obteres um creme amarelo e aveludado. Prova e ajusta os temperos, se assim fôr necessário.

Recheia as bases com este creme e volta a levar ao frio. Se quiseres desenformar mais tarde, como nas fotografias, leva ao congelador durante, pelo menos, duas horas.

minitartes-2

Antes de servir, decora com framboesas e mirtilos.

Os teus amigos nem vão acreditar nesta delícia tão saudável!

minitartes-4

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao