Há receitas inspiradas pelos ingredientes e esta é uma delas. Quando uma tia nos ofereceu um saco enorme de amoras silvestres, nós apressámo-nos a comê-las, uma por uma, disfrutando de cada bolinha preta, de cada explosão de sabor como se fosse a última. Pequeninas, sumarentas e deliciosas, só não acabaram no próprio dia porque nos controlámos e as fizemos durar.

Mas na semana seguinte, outra tia ofereceu outro saco. Maior. Mais pequenas. Tão boas. Comecei a pensar naquelas amoras mornas, meio desfeitas e acompanhadas de uma massa leve, doce e estaladiça... Pronto, tive que ir para a cozinha.

Queria uma massa que adoçasse a fruta, queria usar os princípios duma massa areada convencional, mas com ingredientes mais naturais. Usei farinha de aveia, açúcar de côco e manteiga de amêndoa. Resultou na hora. Não será, com certeza, a última vez que farei esta receita de massa doce q.b., com um toque de caramelo e a desfazer-se na boca quando cozida correctamente. Queres ver?

tartemirtilos-2

Tarte de Amoras

6 a 8 pessoas

1 chávena de farinha de aveia

1/2 chávena de açúcar de côco

1/2 colher de café de sal marinho

1/4 colher de café de baunilha em pó natural

1/4 chávena de manteiga de amêndoa (de compra ou receita aqui)

2-3 colheres de sopa de água

400 gr amoras

2 colheres de sopa de açúcar de côco, opcional

 

Pré aquece o forno a 180ºc.

Numa taça, mistura todos os ingredientes secos.

Junta a manteiga de amêndoa e trabalha com as mãos, incorporando a manteiga com os secos, de modo a obter uma textura seca mas bem areada.

Adiciona a água, uma colher de cada vez, para ires sentindo a textura. Podes precisar só de duas colheres ou de uma extra. Não queremos que a massa cole às mãos, mas que fique seca e moldável.

Forra uma tarteira com a massa, pica com um garfo, coloca por cima uma folha de papel vegetal e peso por cima (arroz, feijão, grão...) e leva ao forno 15-20 minutos, até estar quase cozida.

Entretanto, envolve o açúcar de côco, se o usares, com as amoras.

Tira a tarte do forno, coloca as amoras e leva ao forno outra vez, durante mais 15 minutos.

tartemirtilos-1

Serve ainda morna com uma chávena de chá. Bom apetite!

 

Aproveito para dizer que vou estar este fim-de-semana nos dois IKEA de Lisboa a preparar receitas saudáveis com as almôndegas da marca. Para além das almôndegas mistas, as mais conhecidas, têm também almôndegas de frango e umas novas vegetarianas - deliciosas - com um toque quente de especiarias e legumes em pedaços (até apetece comer ao lanche!).

Adorava ver-te por lá, que ficasses a conhecer as minhas sugestões e que trocássemos dois dedos de conversa! Aqui estão os meus horários:

IKEA Alfragide: Sexta-Feira dia 4 às 18:30

IKEA Loures: Domingo dia 6 às 15:00

Consulta mais informações e outros horários para os outros workshops (com a Joana do Le Passe Vite, a Mafalda do Dias com Mafalda e a nutricionista Iara Rodrigues) aqui.

ikea

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao