A meio da semana quantas vezes não temos tempo para um almoço saudável? E paciência?

A verdade é que parece muito mais fácil, rápido e eficaz almoçar fora, “comer qualquer coisa”. Mas que coisas? Sabemos o que estamos a comer quando saímos?

Parece mais fácil ir a uma cadeia de restaurantes mas depois queixamo-nos do difícil que é perder os quilos. Parece rápida e eficaz a forma de nos alimentarmos, de despachar o assunto, para continuar a trabalhar, mas depois habituar o nosso corpo a uma alimentação equilibrada é um processo lento e muitas vezes com “step backs”.

DSC_0088

Hoje sugiro uns tacos equilibrados para o almoço. Basta rechear as tortillas, guardar num tupperware e embalar o molho à parte. À hora de almoço ainda pode dar um passeio pelas lojas, ler um livro ou mais umas receitas aqui no site!

Curioso?

 

Tacos de salmão e molho de iogurte

1 pessoa

 

ž  2 tortillas de milho

ž  1 lombo de salmão

ž  ½ tomate

ž  1 cebola roxa pequena

ž  2 folhas de alface

ž  Coentros frescos a gosto

ž  1 iogurte natural

ž  Sumo e raspa de ½ lima

 

Nota: As hipóteses de recheios são infinitas!

Se não vai comer os tacos na altura, opte por guardar o molho numa caixinha à parte. Desta forma vai poder saborear os legumes frescos e crocantes, em vez de amolecidos pelo molho.

 

Corte o tomate em brunesa, a alface em juliana, pique a cebola roxa e separe as folhas de coentros. Numa taça, envolva o iogurte, o sumo e a raspa da lima, um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta, a gosto.

Grelhe o lombo de salmão em cubos grandes, com sal e pimenta, 2-3 min. de cada lado. Se gosta mais cozinhado, deixe mais tempo.

Com o bico do fogão ligado, toste as tortillas. Vá virando e dando voltas com uma pinça. Cuidado! Se preferir faça-o numa frigideira anti-aderente sem gordura. Prefiro no bico do fogão porque queima as pontas da tortilla e dá um sabor queimado que adoro.

Quando as duas tortillas estiverem tostadas, dobre-as ligeiramente para adquirirem a forma (como na fotografia).

Recheie os tacos com a alface e a cebola roxa, disponha os cubos de salmão grelhado e por cima o tomate e os coentros.

DSC_0091

Sirva com o molho de iogurte e delicie-se!