O calor está de volta. E com ele um renovado desejo de gelados, sorvetes, sumos, aquela lenga-lenga que todos nós apreciamos nos dias mais quentes.

DSC_0028
Há duas semanas que apanhamos framboesas e morangos do jardim para este gelado. Já tinha uma boa quantidade nos últimos dias mas estava à espera que o S. Pedro desse o mote para fazer este sorvete fresco e delicioso!
Não tem nada que saber, inspirei-me na receita de granita do Epicurious mas as quantidades são diferentes:
DSC_0051

. 4 medidas de fruta (usei morangos e framboesas congelados)
. 1 medida de açúcar (misturei branco com mascavado)
. 1 medida de água
. 2 colheres de sopa de sumo de limão

- Faça uma calda com o açúcar e a água (pode juntar aromáticos como 1 pau de canela, citronela, raspas de citrinos, alfazema, etc) e deixe arrefecer.
- Esmague ou triture a fruta, consoante o gosto, e junte o sumo de limão. Pode passar por um passador caso não goste das grainhas das framboesas.

DSC_0062

- Misture a fruta em puré com a calda fria, disponha num tabuleiro e leve ao congelador.

- Mexa com um garfo de 30 em 30min durante 1:30, 2:00h.
Pode consumir logo ou deixar a congelar até à hora de servir. Tire o sorvete 5 a 10min antes do serviço, dependendo do calor.
DSC_0078

Hoje tive uma ajuda especial, que no fim até serviu para modelito! A M. aprovou o sorvete, comeu umas 4 ou 5 bolas, sem exagero! E eu deixei, claro, porque o açúcar é pouco e o resto é só fruta. Os frutos vermelhos são óptimos por causa dos anti-oxidantes, mas dá para substituir a fruta desta receita por qualquer uma. Desde pêssegos a melão ou melância, mexendo na dose de açúcar a gosto, claro.

DSC_0084
DSC_0103

Entre umas bolas de sorvete deliciosas e uma M. pintalgada, espero que tenham uma óptima semana!
Que tal?
<3 jo