Depois da minha salada no frasco, sinto que não há mesmo desculpas para não levar opções saudáveis para todo o lado.

Mas se são como eu, chega o tempo mais frio e o desejo por saladas leves e refrescantes vai-se dissipando até só pensar em pratos reconfortantes, quentinhos e bem caseiros.

Desta vez partilho contigo uma das minhas últimas descobertas: Sopa de Noodles Instantânea... "Grande novidade Joana..." pensas tu, quase em voz alta. Pois é, mas acontece que esta é completamente feita por ti, TU sabes o que está dentro da tua sopa! O conceito é fácil:

Intensificadores de sabor na base (molho de soja, peixe, caldos concentrados, aromáticos fortes como gengibre, etc); os teus noodles preferidos (se forem aqueles fininhos de arroz ou os típicos dos noodles podem ir crus; se necessitarem de mais tempo de cozedura, deves cozê-los parcialmente primeiro); seguidos de carne, peixe, proteínas vegetais, algas desidratadas e todo o tipo de legumes (o que queres bem cozido deve ir já cozinhado, como carne ou peixe e o que queres al dente pode ir cru); e, por fim, um "mini" saco de plástico no topo do frasco com todos os sabores que queres adicionar por cima da tua sopa, para que guardem a sua frescura (ervas aromáticas, frutos secos tostados, lima ou limão, ovo cozido).

sopa de noodles no frasco | noodle soup in a jar

Posto isto, podes fechar o teu frasco, guardá-lo no frigorífico durante aprox. 4 dias e quando levares a tua sopa de noodles instantânea contigo, certifica-te apenas de que consegues arranjar água a ferver (chaleira, tachinho ou até uma máquina de café num bar pode servir este propósito) e de que levas talheres, para mim um garfo é suficiente, e um guardanapo!

Queres saber como fiz?

 

> desce até ao fim do artigo para ficares a par de mais novidades! <

Sopa de noodles no frasco

1 pessoa

sopa de noodles no frasco | noodle soup in a jar

60-70 gr noodles preferidos (usei de espelta)

1 cubo deste caldo de frango

1/2 colher de café de gengibre ralado

2 bifinhos de frango cozinhados, desfiados ou em pedaços

1 folha de couve, em tiras

1/2 cenoura, em juliana

1/3 cebolinho de rama, em fatias

1 colher de sopa de cajus, picados

1/4 limão

 

nota: podes fazer com a massa que quiseres. Se a tua não cozer rápido, dá-lhe uma cozedura (até estar quase al dente) e procede da mesma maneira. Podes também usar sobras de massa do jantar :)

 

No fundo no frasco, coloca o caldo de frango, o gengibre ralado, um pouco de sal e os noodles.

De seguida, adiciona a couve, a cenoura e o frango.

sopa de noodles no frasco | noodle soup in a jar

Num "mini" saco de plástico, junta o cebolinho, os cajus e o limão. Coloca no topo do frasco e fecha-o.

Reserva no frigorífico até 4 dias. Leva para fora de casa e consome dentro de algumas horas.

Para preparar, tira o "mini" saco de aromáticos, põe água a ferver (tachinho, chaleira, água da máquina de café...) e verte-a para o frasco, tapando os noodles. Fecha, abana bem para que os ingredientes se misturem e espera cerca de 10 min. (para  noodles de arroz demora menos tempo e com massa já cozinhada também).

Polvilha com cebolinho, cajus e sumo de limão. Está pronto!

>> AVISO <<

Nos próximos dias vou estar no Porto, na loja Marques Soares de Santa Catarina, com dois workshops de snacks rápidos, saudáveis e deliciosos para todos.

  • Sexta-Feira, 6 de Novembro
  • Quarta-Feira, 11 de Novembro

Conto com a tua presença?

workshops Marques Soares

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao