Cada vez mais conhecida, a Kale está finalmente a entrar nos grandes supermercados. IEY!! Não é só nos mercados biológicos onde a compro há alguns anos, mas agora sim nas grandes superfícies comerciais por isso já não há desculpa para não experimentares este que é considerado um super-alimento.

Sabias que, por caloria, a Kale tem mais ferro que a carne vermelha, mais cálcio que o leite e cerca de 10% mais vitamina C que os espinafres? É um dos alimentos mais densos em nutrientes, baixo em calorias e com poderes anti-oxidantes e anti-inflamatórios.

salada de kale massajada, funcho e maçã | massaged kale, fennel and apple salad

Há "n" maneiras de incorporares este mega verde na tua alimentação. Em smoothies verdes, claro, mas também em sopas, estufados, salteados, chips, fritattas... E crua?! Acontece que crua, a kale é dura e fibrosa, o que requer muito trabalho para os nossos queridos dentinhos! A melhor solução é massajá-la, fazendo com que, sem a cozinhar, a kale "murche", fique mais suave, mastigável e digerível! Eu também acredito que ao pormos literalmente "as mãos na massa" estamos a dar um pouco da nossa energia aos alimentos, sendo também por isso que "caem" melhor no nosso estômago. Um bocadinho na mesma linha do "cozinhado com amor" ou da "comida da mãe", quando pomos uma energia boa nas coisas, estas ficam de facto melhores.

Muito freak? Ok, passando à frente... :)

"Hum está bem, mas não gosto de funcho..." Pois meus amigos, acontece que o funcho nesta receita é um complemento, não predomina aquele sabor anisado que tanto o caracteriza e várias pessoas não adoram. É que eu tenho um truque: Passar o funcho fatiado por água, várias vezes, tira-lhe o gosto forte tão característico. Experimenta!

salada de kale massajada, funcho e maçã | massaged kale, fennel and apple salad

Salada de Kale massajada, Funcho e Maçã

Serve 4 pessoas

 

1 molho de kale, ripada e cortada bem fininha

2 maçãs, em fatias finas

1 cabeça de funcho, em fatias finas

Sumo de 1 limão

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de sal marinho

Sementes de girassol para polvilhar

 

Numa taça grande, começa por temperar a kale, já cortada, com o sal e umas gotas de sumo de limão. Massaja-a bem durante 2 a 5 minutos, até que comece a ficar mais mole, com um verde mais intenso e diminua razoavelmente de volume.

Adiciona à taça a maçã e o funcho fatiados. Tempera com azeite e o restante sumo de limão. Polvilha com sementes de girassol... Et voilà!! Prontinha!

salada de kale massajada, funcho e maçã | massaged kale, fennel and apple salad

Podes guardá-la no frigorífico durante cerca de 4 dias. A kale aguenta-se bem e, no caso desta salada, diria que até fica melhor no dia seguinte!

Experimenta e conta-me tudo :)

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !