Gosto muito do Mercado da Ribeira, sempre gostei desde antes das obras de recuperação (a Rosa e a Elisabete, do peixe e dos legumes, têm dos melhores produtos que se encontram por aí e são muito queridas, adoro ir lá vê-las!) mas com a parte nova cheia de corners diferentes, sabe mesmo bem passar por lá à tarde para provar coisas novas. Embora haja horas e dias impossíveis, também sabe muito bem ir almoçar a um espaço com tanta escolha.

Há umas semanas atrás, fui convidada a apresentar uma salada da minha autoria na banca da Quinta do Arneiro no mercado. Aceitei logo mas fiquei nervosa! O que iam as pessoas querer? Do que é que a maioria gosta? Será que vão ligar à minha salada?

A Luísa, responsável pela quinta, sugeriu que usasse couve frisada (kale) e outro ingrediente que fosse muito conhecido das pessoas, como o arroz. O molho é um dos meus preferidos de sempre, e ficou mesmo bem com o toque do amendoim.

No dia da apresentação acho que as pessoas gostaram e isso deixou-me mesmo muito contente!

Partilho convosco a receita original :)

DSC_1218

Salada asiática verde e roxa

4 pessoas

100gr de arroz virgem bio
1 colher de chá de sal marinho
50 gr de couve frisada (kale), sem a nervura central
100 gr de couve roxa
100 gr de pepino
50 gr de cebolinha de rama (spring onions)
20 gr de coentros
10 gr de hortelã50 gr de amendoins (amêndoa, caju ou outro fruto seco)
Molho:
1 colher de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de óleo de sésamo tostado
1 colher de café de molho de peixe
1 colher de chá de mel
1 dente de alho ralado
2 cm de gengibre ralado
1/2 lima - raspa e sumo

DSC_1207

Coza o arroz em água abundante temperada com sal. Quando o bago estiver tenro, escorra e arrefeça bem com água corrente.

Faça o molho: misture todos os ingredientes com uma vara de arames.
Corte as duas couves em juliana fina, transfira para uma taça, com duas colheres de sopa de molho. Massaje bem, com as mãos, apertado um punhado de couve, soltando e voltando a fazer o mesmo até sentir a couve mais tenra. Reserve.
Descasque o pepino, deixando algumas partes com casca. Corte-o ao meio longitudinalmente e retire as sementes do interior com uma colher.
Corte em fatias fininhas, o pepino e a cebolinha.
Pique as ervas e os frutos secos grosseiramente.
Junte os legumes à taça com as couves, adicione o arroz frio, o molho restante (3 ou 4 colheres de sopa) e envolva cuidadosamente.

Por cima, salpique com as ervas e os frutos secos.