Todas as estações tenho receitas preferidas. Acabam por ser as mais simples mas com mais sabor que ganham. Não é preciso haver muitos elementos num prato, mil técnicas e coisas estranhas. Para mim, uma das coisas mais importantes numa receita vencedora são as texturas e os sabores. Gosto de ter um elemento cremoso, outro mais carnudo e outros mais crocantes. Assim como acho que um sabor picante fica bem complementado por um mais fresco e outro mais leitoso, mais neutro.

Bom, teorias à parte, acho que este prato, em toda a sua simplicidade, cumpre todos os requisitos! É mesmo uma das minhas receitas preferidas deste Outono. O quinotto (cremoso como o risotto mas sem arroz, com quinoa) leve, envolvente e fresco liga tão bem com a robustez da abóbora e contrasta lindamente com o fresco pepino e o picante da rúcula. YUM!!

Acho-o perfeito para fins de dia confortáveis no sofá ou almoços de família. É simples mas os sabores casam tão bem que só me apetece ter uma taça destas hoje, para jantar.

 

quinotto verde com abóbora hokkaido | green quinotto with hokkaido pumpkin

 

Quinotto Verde com Abóbora Hokkaido

2 pessoas

 

1/2 chávena de quinoa branca

1 abacate pequeno

Sumo de 1/2 limão

1 colher de café de sal marinho

Pimenta preta do moinho, a gosto

 

1 abóbora Hokkaido pequena, sem sementes e em gomos

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de água

1 colher de chá de mostarda Dijon

2 colheres de chá de paprika (colorau, pimentão doce)

1 colher de chá de tomilho seco

1 colher de café de alho em pó

1 colher de café de curcuma em pó

1 pitada de pimenta caiena

1 colher de café de sal marinho

topping: fatias de pepino, rebentos de rúcula, sementes de papoila e um fio de azeite.

 

Começa por fazer uma pasta com todos os temperos acima descritos (azeite, água, mostarda, parpika, tomilho, alho, curcuma, etc). Barra esta mistura nos gomos de Hokkaido e deixa a "marinar". Podes fazer este passo no dia anterior ou deixar a marinar apenas alguns minutos.

Pré-aquece o forno a 190ºc.

Coze a quinoa em água abundante. Enquanto isso, coloca a abóbora marinada no forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante cerca de 25min ou até estar tenra.

Tritura o abacate com o limão, sal e pimenta até obteres um creme. Envolve bem este creme na quinoa ainda morna, depois de escorreres todo o excesso de água da cozedura, misturando com uma espátula até homogéneo.

Serve o quinotto verde com os gomos de abóbora assada. Por cima espalha algumas fatias bem finas de pepino, sementes de papoila, rebentos de rúcula a gosto e um fio de azeite!

Espero que gostes!

 

quinotto verde com abóbora hokkaido | green quinotto with hokkaido pumpkin

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com