Há umas semanas tive o gosto de ajudar e a sorte de participar no workshop de fotografia e styling de comida* promovido pelo blog Nossa Mesa.

Por trás, à frente, enfim, dentro do Nossa Mesa está a Maria. Diria melhor: o Nossa Mesa é a Maria. A Maria Midões.

Já a conhecia desde que me contactou para vir a minha casa fotografar o meu prato preferido (podem ver aqui). A Maria entra em casa e fica no coração. É daquelas pessoas que está à vontade, aceita a bebida que cordialmente ofereces e se descalça com um sorriso, sentando-se com uma perna no assento da cadeira.

Desde aí, as fotografias da Maria evoluíram muito, tanto pelas experiências que passou como pelo cuidado que pôs (e põe) em cada coisa que faz.

Quando soube do workshop, entrei logo em contacto. Quero sempre aprender mais, de preferência com alguém cujo trabalho gosto e admiro. Quando perguntei se era preciso alguma coisa, a Maria perguntou-me se podia colaborar com ela fazendo um dos pratos do almoço. Fi-lo, com todo o gosto, e aqui está ele. E umas fotografias do que se passou antes, durante e depois.

* A Maria, que agora está em Nova Iorque, vai voltar a estar por cá para te ajudar nos dias 19 e 20 de Dezembro (edição de imagem e fotografia de comida, respectivamente), vê aqui.

ws nossa mesa-1 ws nossa mesa-2 ws nossa mesa-3 ws nossa mesa-4 ws nossa mesa-5 ws nossa mesa-6 ws nossa mesa-7quesadillas-2

QUESADILLAS DE FEIJÃO, PIMENTOS E OREGÃOS

8 ou 16 un

 

200 gr feijão preto cozido, pode ser de lata

1 colher de chá de cominhos

1 colher de chá de vinagre

1 colher de chá de paprika / colorau

1 colher de café de sal marinho

1 pimento encarnado, em fatias

200 gr peito de frango, em tiras

1 colher de sopa de azeite

½ colher de sopa de alho em pó

Sal marinho, a gosto

8 tortillas de milho

2 pacotes de queijo cheddar ralado

Oregãos frescos, a gosto

Tabasco ou outro picante, opcional

Lima em quartos, a gosto

 

Começa por aquecer um tachinho com azeite, adiciona os cominhos e a paprika e deixa que os aromas se libertem. Junta o vinagre, o sal e o feijão preto. Deixa cozinhar cerca de 20 minutos. Se for preciso adiciona água. Reserva.

Salteia as fatias de pimento em azeite, temperadas com sal e alho em pó. Salteia também o frango, se o usares. Reserva.

Pré-aquece o forno a 180ºc.

Estende uma folha de papel de prata, põe uma tortilla por cima, coloca uma colher de sopa de queijo e espalha bem. De seguida, junta um pouco do feijão preto, algumas tiras de pimento e outras de frango (opcional), oregãos frescos e mais queijo ralado. Fecha com outra tortilla, pressiona bem e embrulha para que fique bem fechado. Faz o mesmo com o resto dos ingredientes até teres 4 tortillas recheadas e embrulhadas.

Leva ao forno durante 30 minutos. Espreita uma para ver se está dourada e a ficar estaladiça.

Abre o embrulho, corta em 2 ou em 4 e serve as quesadillas com tabasco e lima. São perfeitas numa reunião de amigos, um encontro de família, com outros petiscos e bebidas refrescantes.

quesadillas-1

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao