Comecei a explorar o "mundo" dos queijos vegan há uns meses e tenho a dizer que fiquei fã. Sinto que me deixam mais leve e sem sentir aquela gordura enjoativa na boca. Não deixei de comer queijos ditos normais, que adoro, mas gosto de ter alternativas e de poder variar.

Queria ter publicado esta receita no fim-de-semana.

Bem, o que eu queria mesmo era já a ter publicado em Dezembro, quando fiz este queijo para o primeiro Super Foods Sunday na Casa Vinyasa (o próximo vai ser em Abril, para te juntares a nós segue esta página). Mas como, costumo dizer, "life happened" e em Dezembro não tive tempo de a fotografar, em Janeiro estava a viajar e Fevereiro foi um mês bastante caótico, no bom sentido. Não me imaginava a publicar já um livro, a dar workshops e showcookings, a trabalhar com marcas conhecidas ou a cozinhar para grupos pequenos mas bons, muito bons. Estou meio assutada mas muito, muito feliz.

São esses grupos que me têm pedido esta receita porque, depois de terem provado, ficaram rendidos.

queijo vegan-3

Não tem muito que saber: a amêndoa moída é o que vai dar a textura de "requeijão" e a levedura de cerveja o sabor de queijo. O resto é ao teu gosto. Preferes coentros? Substitui. Gostas mais de pimenta ou de cominhos? Experimenta! Não costumas cozinhar com alho? Omite-o e conta-me se ficou bom :)

O melhor? O melhor é que esta receita usa a polpa de amêndoa que sobra quando fazemos leite de amêndoas caseiro. Assim, podes fazer uma receita com zero desperdício (ou seja,duas!).

queijo vegan-1

Espero que gostes desta receita, que a experimentes e dês a provar aos cépticos aí de casa!

 

Queijo Vegan de Salsa e Limão

 

1 1/3 chávena de amêndoas cruas (usei sem pele mas podes usar com)

4 colheres de sopa de azeite virgem

2 colheres de sopa de levedura de cerveja

1 dente de alho (ou 2 colheres de chá de alho em pó)

Raspa de 1/2 limão

Sumo de 1 limão

1/2 chávena de folhas de salsa fresca

1 colher de café de sal marinho, ou a gosto

Pimenta preta do moinho, a gosto

1/4 chávena de água

1 fio de azeite e folhas de salsa para decorar

 

Demolha as amêndoas de um dia para o outro.

Descarta a água de demolhar. Coloca as amêndoas num liquidificador e água a gosto para fazeres o leite (eu usaria 3 a 4 chávenas de água). Tritura e passa por um pano fino ou "nut milk bag". Guarda o leite e foca-te na polpa que ficou dentro do pano.

Coloca a polpa num processador de alimentos e adiciona todos os outros ingredientes.

queijo vegan-2

Tritura bem e pára as vezes necessárias, para abrir a tampa e tirar alguma mistura que se agarra às paredes da máquina. Continua até teres obtido uma textura de requeijão e uma mistura homogénea. Podes ter que adicionar mais água mas não queremos a mistura demasiado líquida.

Forma uma espécie de queijo numa tábua, como na fotografia, ou serve num recipiente ao teu gosto.

Acompanha com legumes crus, com tostinhas ou com o teu pão caseiro preferido.

Adapta ao teu gosto e usa os aromáticos que preferires. Eu adoro substituir a salsa e o limão por tomate seco e oregãos :)

 

Já agora, quero convidar-te para vires ter comigo esta Quinta-Feira, dia 3, na loja bio Maria Granel, em Alvalade (Lisboa). Vou estar por lá para uma partilha muito descontraída sobre o livro Brunch, vais poder adquiri-lo, aprender duas receitas deliciosas e ainda trocar dois dedos de conversa comigo, se quiseres, no pressure!

A verdade é que adoraria poder ter-te por lá :)

queijo vegan-4

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !