No último Sábado cozinhei para o brunch de Natal do Hotpod Yoga Lisboa. Um projecto muito querido que me foi apresentado pela Lucy, que o trouxe directamente de Londres para Portugal. Um "casulo" enorme que, quando montado, aquece a 37ºc e nos recebe para praticar hot yoga. Por enquanto a Lucy está a organizar eventos PopUp, enquanto não encontra um espaço definitivo (sugestões são bem-vindas!), e este evento decorreu em Marvila num espaço muito giro.

Estava um bocadinho nervosa com o evento. Nunca sabemos se as pessoas vão gostar! Quando cozinhamos com o coração, é muito mais do que comida que está naqueles pratos. Está o cuidado que pusemos, a atenção ao misturar sabores e texturas, as mãos que prepararam a comida, a cabeça que imaginou a decoração e o styling da mesa... Enfim, tudo!

O principal objectivo era que as pessoas se conhecessem melhor, que partilhassem um bocadinho do espírito natalício que começa a chegar e que saíssem confortadas, pela prática e pelo brunch. Acho que conseguimos e que podemos dizer "objectivo cumprido!"

pudim de chia com maçã e cardamomo | chia pudding with poached apple and cardamom

O menu era simples: um pão de courgette, uma salada de frutas da estação, este pudim de chia (mas com pêras), uma bebida morna de romã e especiarias e água aromatizada com limão, tomilho e alecrim. Ainda ofereci umas bolachas de gengibre no fim porque.. Que Natal é Natal sem, pelo menos, uma bolachinha de gengibre?!

Felizmente foi um sucesso e têm-me vindo a pedir as receitas. Aqui vai uma: esta é daquelas que lembra as manhãs frias de nevoeiro. Em que apetece saborear especiarias, diferentes texturas e temperaturas.

 

Pudim de chia com maçãs e cardamomo.

pudim de chia com maçã e cardamomo | chia pudding with poached apple and cardamom

4 pessoas

 

2 chávenas de leite de amêndoas

1/2 chávena de geleia de arroz

2 vagens de cardamomo

3-4 colheres de sopa de sementes de chia

1 maçã, cortada em 8

4 fatias de gengibre

2 vagens de cardamomo

1/2 colher de café de baunilha natural em pó

1 pitada de noz moscada

1 chávena de água

1/2 chávena de geleia de arroz

 

Numa panelinha, leva a ferver um bocadinho de leite de amêndoas com as vagens de cardamomo esmagadas. Adiciona a geleia de arroz e mexe até que tudo se dissolva.

Passa por um passador e junta ao restante leite numa taça ou frasco. Adiciona as sementes de chia e mexe bem regularmente (enquanto cozinhas as maçãs).

Arranja as maçãs, corta-as em gomos com casca e leva-as ao lume com as especiarias, a água e a geleia de arroz. Deixa que cozam gentilmente durante cerca de 8 - 10 minutos (não as queremos demasiado moles!).

pudim de chia com maçã e cardamomo | chia pudding with poached apple and cardamom

Distribui o pudim de chia por taças individuais, coloca alguns gomos de maçã por cima e uma colher do líquido de as cozinhar. Se quiseres, polvilha com granola (esta, por exemplo).

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao