Acredito que cozinhar é um acto de amor – não podia ser de outra maneira.

As notícias dos últimos dias têm-me feito desejar coisas quentes, de servir em taças, de comer no sofá e daquelas que aquecem até a alma.

A forma que o nosso mundo está a tomar assusta-me. Deixa-me com o coração apertado e cheia de incertezas. Pior do que não saber se vamos ou não encontrar trabalho, é viver na incerteza de não saber se acordamos amanhã, se a nossa família volta quando vai almoçar fora ou até se estamos seguros mesmo quando fechados em casa. Felizmente, é um cenário com o qual não contamos todos os dias em Portugal, mas é nisto que pensam milhares de pessoas por esse mundo fora, em países em guerra, guerras essas que custam a vida a muita gente sem culpa.

O que se passou em Paris na última Sexta-Feira foi horrível. Sem palavras. Mas não algo inédito e sim, infelizmente, uma coisa que acontece com frequência noutros pontos do planeta. Acho que, mais que tudo, as pessoas estão a abrir os olhos para os horrores que se praticam além das nossas muito confortáveis quatro paredes.

A mudança é uma coisa de gerações, que acontece devagarinho e que raramente se faz anunciar. Eu sei que o mundo vai mudando aos poucos. Cabe a cada um de nós. Todos os dias. Partilhar o Amor em pequenos gestos é um óptimo primeiro passo.

polenta aconchegante com cogumelos, tomilho e salva | cozy polenta with mushrooms, thyme and sage

Acho que devemos sempre mostrar Amor nas nossas acções. Cada um da melhor maneira que consegue, fazendo aquilo que melhor faz e mais gosta. Comida reconfortante, adaptada à estação e com os produtos da época é Amor por si só. É respeito aos ingredientes, à terra e à natureza. Quando partilhada com outras pessoas é um acto de Amor Maior. Querer partilhar um bocadinho de nós, esperar que o outro aprecie, confiar que os ingredientes o vão saciar, aquecer e confortar.

Tive a minha amiga Liz para almoçar e fiz este prato delicioso. Uma polenta bem cremosa com cogumelos densos e carnudos, grelhados no ponto certo e refrescados por ervas aromáticas. Acabei de almoçar com a sensação de dever cumprido. Hoje partilhei o Amor. Mas amanhã há mais :)

 

Polenta com cogumelos salteados, tomilho e salva

2 pessoas

 

½ chávena de sémola de milho

2 ½ chávenas de água

1 dente de alho pequeno, esmagado

2 hastes de tomilho, mais para polvilhar

3 folhas de salva

Sal marinho, a gosto

4 folhas de couve, em chiffonade (fatias finas)

200 – 250 gr cogumelos (podes usar os que mais gostares ou uma mistura. Eu usei uma mistura de cogumelos brancos, marron e pleurotus)

1 colher de sopa de azeite virgem, mais para deitar em fio no final

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Pimenta preta do moinho, a gosto

polenta aconchegante com cogumelos, tomilho e salva | cozy polenta with mushrooms, thyme and sage

Começa por colocar a água ao lume com o sal, o alho, o tomilho e uma folha de salva.

Quando estiver a ferver, adiciona a sémola de milho enquanto mexes com uma vara de arames. Continua a mexer durante cerca de 1 minuto, até começar a engrossar. Baixa o lume para o mínimo, adiciona a couve, tapa e deixa cozinhar cerca de 15 minutos.

Entretanto, aquece uma frigideira anti-aderente, corta os cogumelos em pedaços e salteia-os em azeite e duas folhas de salva. A frigideira deve estar bem quente, só deves adicionar o azeite mesmo antes dos cogumelos e não deves mexê-los durante algum tempo, assim como não deves adicionar demasiados para não estufarem em vez de saltearem.

Queremos que os cogumelos fiquem com uma crosta dourada, é isso que lhes vai dar um sabor delicioso e uma textura bem carnuda.

Mesmo no fim, refresca com vinagre balsâmico, abana a frigideira para cobrir todos os cogumelos e tempera com sal marinho e pimenta preta do moinho.

Enquanto isto, vai mexendo a sémola de milho (que agora já se chama polenta!). Para a manter mais leve, não vamos adicionar manteiga nem parmesão, como na receita tradicional italiana.

Serve os cogumelos numa cama de polenta, polvilha com folhas de tomilho fresco e rega com um fio de azeite virgem.

polenta aconchegante com cogumelos, tomilho e salva | cozy polenta with mushrooms, thyme and sage

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao