Desta vez a inspiração veio pela cor. Tinha esta couve-flor roxa e sabia que a queria usar com verdes e brancos!

Pensei em várias saladas, mais mornas e mais frescas, mas não me estavam a encher as medidas… Queria qualquer coisa fresca mas encorpada e saciante. Comfort food no seu melhor, lembrei-me logo de uma pizza. Sem farinhas, com pouca gordura, ideal para um almoço de princípio de Verão.

Esta foi a parte encorpada e saciante da coisa. A parte fresca vem dos toppings deliciosos que juntei, inspirada nos sabores simples tailandeses. Pode parecer que é uma combinação estranha – e é! – mas garanto-vos que esta pizza é de se comer e chorar por mais!

pizza bianca

Perfeita para receber o Verão! Os pés na areia, os dias compridos, os refrescos e o pôr-do-sol, as noites com amigos, os passeios longos e as leituras relaxantes. Já tinha saudades!

 

Pizza fresca para receber o Verão

4 a 6 pessoas

 

ž  1 couve-flor média (só as fleurettes)

ž  2 punhados de amendoins crus

ž  1 c. chá de alho em pó

ž  1 ovo

ž  Sal e pimenta a gosto

ž  1 pepino

ž  1 c. sopa de molho de soja

ž  1 c. chá de óleo de sésamo

ž  2 mozzarellas de búfala frescos

ž  ½ abacate

ž  1 lima

ž  1 punhado de amendoins tostados

ž  Folhas de coentros a gosto

 

DSC_0269

 

Pré-aqueça o forno a 170ºc.

Triture a couve-flor e os amendoins crus. Junte-os numa taça e incorpore o ovo, o alho em pó, o sal e a pimenta.

Espalhe esta massa num tabuleiro e pressione com as mãos até ter a altura que mais gosta para a base de uma pizza. Leve ao forno, que pode ainda estar a aquecer.

Entretanto fatie o pepino muito fininho e tempere com molho de soja e óleo de sésamo. Deixe que os sabores se infundam e reserve.

Corte o abacate também em fatias e esprema um bocadinho de sumo de lima para não escurecer.

Quando os rebordos da pizza estiverem douradinhos, retire e disponha o queijo mozzarella em bocados. Tempere com uma pitada de sal fino. Passe o forno para o grill a 200ºc e deixe o queijo gratinar.

DSC_0273

Tire a pizza do forno e salpique, aqui e ali, o abacate, o pepino em fatias, os amendoins tostados e algumas folhas de coentros.

Termine com umas gotas do sumo de lima e está pronto a servir!