Com o Verão oficialmente acabado, dou por mim a fazer todos os esforços para o manter por cá (só) mais um bocadinho. Abuso das esplanadas, das sandálias fresquinhas, dos chás frios e das águas aromatizadas, as saladas frias continuam a fazer parte dos menus, a fruta é uma constante (pêssegos, melancia, melão, ameixas, morangos e frutos vermelhos) e os legumes frescos obrigatórios.

pickles-2

É assim, estou em negação, como todos os anos, e estarei até não aguentar mais. Vou à praia sempre que consigo (quem é que quer perder o bronze e o tom saudável? Not me...), peço saladas de pimentos, passeio na rua depois do jantar, insisto em receber os amigos no páteo, corro em jardins, parques ou ao pé do rio (passadeira, nem vê-la!). Tudo o que imaginarem, eu estou a fazer para que o Verão fique por cá. Afinal, é sempre Verão em alguma parte do mundo!

Preservar as frutas e os legumes desta época também é coisa que faço (aqui e aqui, por exemplo) para que a estação estival permaneça mais umas semanas ou meses até!

pickles-1

Desta vez partilho contigo a minha receita básica de Pickles Caseiros. Nada difícil, basta juntar os temperos ao vinagre e à água, cortar os legumes como mais gostares, encher bem e esperar que se faça magia. Bora lá?

 

Pickles Caseiros

aprox. 2,1 lt

pickles-3

3 pepinos grandes

350 ml vinagre de vinho branco

350 ml água natural

1 colher de chá de sal marinho

1 colher de chá de geleia de arroz, ou outro adoçante natural

1 colher de chá de pimenta preta em grão

1 colher de chá de sementes de coentros inteiras

 

Num recipiente, mistura bem o vinagre e a água com o sal e a geleia de arroz. Reserva durante 5 a 10 minutos ou até tudo estar bem dissolvido. Poderás ter que misturar mais um pouco.

Entretanto, lava e corta os pepinos como mais gostares. Eu descasquei parcialmente e cortei em meias luas.

Coloca nos frascos o pepino arranjado (usei 3 frascos de 700ml cada), enche até acima com a mistura de vinagre e fecha bem.

Conserva os pickles na despensa e, quando os abrires, no frigorífico.

pickles-4

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao