Há uns tempos que estava com esta ideia e achei que não tinha como correr mal. Os cogumelos são bem carnudos e, se cozinhados da maneira certa, conseguem ficar durinhos e dourados por fora e com uma textura deliciosa por dentro. Por isso, pensei que podiam substituir bem a carne num prato tão típico e tão português. Já mostrei aqui uma das minhas maneiras preferidas para cozinhar os cogumelos, espreita!

 

picapau de cogumelos | sautéed mushrooms with pickles

 

Queria ter partilhado esta receita há cerca de duas semanas mas durante o último mês tive dias muito loucos de trabalho e às vezes o que planeamos acaba por não acontecer. Entre vários dias inteiros de estúdio, preparações para as minhas participações no Organii Eco Market (cozinhei um brunch e dei "meio workshop"), vários trabalhos de freelance que já tinham sido orçamentados... Parece que tudo passou num piscar de olhos mas as semanas foram ficando para trás, o cansaço foi-se acumulando e tive que sair de Lisboa no fim-de-semana passado para uma pausa. Precisava só de voltar a encontrar-me, a comer bem, a fazer as minhas práticas diárias... Precisava de olhar para o mar, de sentir a areia, de ver o sol a pôr-se e a lua a subir. As coisas simples e boas que (parece) deixam de existir quando o trabalho se multiplica. Partilho isto não para me queixar, de todo, mas para que percebam que se alguma vez não publico artigos por estes lados é apenas por falta de tempo e nunca por falta de vontade.

Agora como interligar este texto meio nhónhó com o picapau de cogumelos? Não sei. Era apenas uma das receitas que já tinha fotografado para partilhar contigo :) Uma receita deliciosa que vai ser repetida cá em casa ainda esta semana de tão boa que ficou. Agora com mais tempo.

 

picapau de cogumelos | sautéed mushrooms with pickles

 

Picapau de Cogumelos

4 pessoas, entrada

 

250 gr cogumelos brancos ou marron

150 gr cogumelos shiitake

3 colheres de sopa de azeite

2 folhas de louro

3 hastes de tomilho

3 dentes de alho esmagados

1 copo de vinho branco

Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto

2 colheres de sopa de cebolinhas em pickles

 

Arranja os cogumelos: Tira, com os dedos, algum excesso de terra, corta as pontas dos pés que forem precisas e corta os cogumelos maiores em quartos ou apenas metades.

Aquece uma frigideira grande anti-aderente em lume alto e coloca o azeite. Quando ficar mais líquido e quente, "despeja" todos os cogumelos arranjados. Adiciona as ervas e os alhos esmagados.

Deixa saltear - sem mexer muito - durante 10 a 15 minutos, para que os cogumelos fiquem bem dourados de todos os lados. De seguida, verte o copo de vinho branco para refrescar e deixa que o álcool evapore e o líquido reduza. Tempera com sal e pimenta.

Antes de servir, junta cebolinhas em pickles e dá mais uma mexidela. Está pronto!

 

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com