Há uns meses soube que o Jamie Oliver, chef inglês que dispensa apresentações, estava a preparar um novo livro, mais pessoal, fotografado por ele, focado numa alimentação mais saudável que ele próprio tem seguido e visto resultados

Fiquei logo curiosa e a pensar como nos iria surpreender desta vez. O livro chegou às bancas dia 5 de Novembro (o quê, ainda não tens o teu?!) pela mão da Porto Editora e eu já experimentei duas receitas que quero partilhar contigo. Escolhi duas receitas de comfort food, algo quentinho e reconfortante, que é o que acho que mais apetece comer nos dias frios.

pão saudável e altamente proteico do Jamie | Jamie's healthy and protein packed bread

Hoje mostro-te a primeira receita que fiz: um pão supersaudável e altamente proteico. Se, só pelo nome, não ficaste com vontade de ir a correr para a cozinha experimentar, deixa-me dizer-te que este pão facilmente se adapta ao que tens na cozinha (podes usar sementes a gosto, outras farinhas ou a gordura que mais gostares), ajuda a reparar e fortalecer os músculos (óptimo para o pequeno-almoço de quem faz exercício físico de manhã) e é feito em - menos de - uma hora, um tempo óptimo tendo em conta que vamos ficar com pão para o resto da semana!

Pão supersaudável e altamente proteico (receita do Jamie Oliver)

pão saudável e altamente proteico do Jamie | Jamie's healthy and protein packed bread

14 porções

7 gr fermento de padeiro em pó

4 colheres de sopa de azeite virgem extra

250 gr farinha de grão de bico

100 gr miolo de amêndoa moído

50 gr sementes de linhaça

100 gr mistura de sementes (usei chia, papoila e amaranto)

1 pé de rosmaninho

4 ovos grandes

 

Pré-aquece o forno a 190ºc. Forra uma forma de pão de 1,5l com papel vegetal. Num jarro, mistura bem com um garfo 375ml de água morna com o fermento de padeiro e o azeite e deixa de lado durante 5 minutos.

pão saudável e altamente proteico do Jamie | Jamie's healthy and protein packed bread

Coloca a farinha em monte numa tigela grande, com o miolo de amêndoa moído e todas as sementes, tempera com uma pitada de sal marinho e faz uma cova no centro. Adiciona as folhas de rosmaninho finamente picadas e os ovos, mistura bem e junta a água com o fermento. Sem parar de bater, vai trazendo gradualmente a farinha dos lados da tigela para o centro até tudo estar bem incorporado - a consistência deve ser mais parecida com um polme do que com massa de pão. Verte para uma forma previamente preparada e alisa a superfície.

Agora tens duas opções: cozer o pão de imediato, que assim crescerá mais e ficará com um gosto fantástico, ou cobrir e deixar no frigorífico durante a noite, permitindo que se desenvolvam sabores ligeiramente mais acres. Ambas as opções são brilhantes, apenas diferentes.Para cozer o pão, coloca a forma na grelha central do forno durante 45 minutos ou até o pão estar dourado e completamente cozido (espeta um palito e se sair limpo está cozido). Transfere para uma grelha para arrefecer durante pelo menos 20 minutos antes de comer e depois podes servir.

pão saudável e altamente proteico do Jamie | Jamie's healthy and protein packed bread

Este pão conserva-se bem durante dois dias e após isso pode torrar - é delicioso. Pode até usar eventuais sobras para fazer croutons.

O nosso querido Jamie ainda nos dá 15 deliciosas sugestões de coberturas para este pão proteico mas para as saberem... Só mesmo comprando o livro!

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao