Já vos disse que adoro pratos "diferentes"?

Hoje estávamos a decidir onde almoçar e o meu pai diz: "É-me igual, desde que não seja um sítio com comidas diferentes". Todo um entusiasmo a desvanescer-se por mim abaixo... Não acho grande graça a restaurantes que são mais-do-mesmo, muitas vezes cheios de gente, onde a comida não é má mas também não é óptima. Se é para ir a um restaurante dito "médio", então que seja um "diferente"! Chineses, paquistaneses, gregos, indianos, tailandeses, árabes... Adoro tudo o que está para Este! Mesmo que não sejam óptimooosss, sempre é um sair da rotina que, para mim, sabe sempre bem.

Quando vou ao Indiano, uma das coisas que costumo pedir são os Onion Bhaji. Hoje, em pesquisas para vos trazer o nome correcto, aprendi que são, afinal, Pakora. Em ambos os casos, são umas espécies de hambúrgeres fritos acompanhados de um dip para molhar.

Os bhaji são do sul da Índia e levam apenas vegetais. Não levam sequer sal ou especiarias, são mergulhados numa polme de farinha de grão, fritos e acompanhados com chutney.

As pakora podem levar carne, peixe, legumes ou uma mistura e são incorporadas especiarias a gosto. Depois são também mergulhadas na polme, fritas e, desta vez, acompanhadas com molho de tomate ou chutney.

Para o Lemonaid experimentei fazer as pakoras no forno, não usei gordura e substituí a farinha de grão por aveia. Pode usar as combinações de vegetais que preferir, se bem que aqui me deixei ficar pelas tradicionais com cebola! Apenas fugi à tradição com o molho, fazendo uma adaptação bem mais simples da raitha, um molho à base de iogurte.

 

Pakoras de cebola com raitha para molhar

4 pessoas

DSC_0034

9 cebolinhas ou 3-4 cebolas médias

1 c. café de sal fino

Pimenta preta do moinho, a gosto

1/2 c. café de alho em pó

2 c. café de pó de caril Madras

3 c. sopa de aveia fina

1 c. sopa de farinha de aveia

2 c. sopa de água

1 clara

 

Nota: Pode fazer o preparado com umas horas de antecedência e cozinhar antes de servir.

 

Corte a cebola em meias luas, fina, e tempere, numa taça, com o sal, a pimenta, o alho e o caril. Deixe "marinar" durante cerca de meia hora. Queremos que a cebola liberte água.

Junte a aveia, a água, a clara e envolva bem até se formar uma papa grossa. Nesta altura pode guardar para cozinhar mais tarde.

Forme, num tabuleiro forrado, círculos do preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc.

Quando estiverem douradas, tire e verifique se a cebola está bem cozinhada. Se não, vire as pakoras e leve ao forno até ficarem douradas outra vez.

Entretanto prepare um molho rápido para molhar as pakoras. Fiz uma trapalhada mas ficou delicioso! Tinha um resto de queijo creme de cabra (3 c. sopa) e juntei raspa e sumo de meio limão, hortelã picada (1 c. sopa) e água (6 c. sopa)

Vai experimentar?