Uso muito esta raíz, principalmente no Inverno, devido aos seus poderes anti-inflamatórios. Por esta razão quis partilhar contigo agora, antes de começarmos a ficar todos constipados, o próximo protagonista desta rubrica "O que é".

Anteriores protagonistas: citronela e sementes de chia

curcuma-1

Curcuma

O que é?

Também conhecida como açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra, a curcuma é uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (sobretudo Índia e Indonésia). É assim a partir dela que se obtém uma especiaria com o mesmo nome, cuja principal característica é a forte cor amarela.

Para que serve?

Com uma cor amarela intensa e um sabor muito característico, a curcuma é utilizada para dar cor e sabor aos pratos, sobretudo, molhos, sopas e peixe.

Benefícios para a saúde…

A curcuma e o gengibre foram os meus companheiros do Inverno. Foram eles que ouviram as minhas resmunguices logo pela manhã. Estive vários dias a sentir-me meia adoentada e com a garganta sensível. Todas as noites bebia um chá quente com gengibre e curcuma ralados e sentia-me melhor 20 minutos depois. Para mim chega! Não precisei de ipobrufenos ou coisas do género… Também me ajudaram com dores de estômago e aquela sensação chata de azia. Top!

As propriedades medicinais da curcuma são mesmo vastas. É um óptimo e poderoso anti-inflamatório e analgésico, antioxidante, regenerador de pele, antisséptico e antibacteriano natural e pode ainda ajudar a prevenir o cancro.  

curcuma-2

Onde comprar?

É possível encontrar esta especiaria em vários supermercados e/ou hipermercados. A curcuma pode ser encontrada fresca (já encontrei em mercados biológicos), seca inteira (dietéticas e Martim Moniz) ou em pó, em praticamente todo o lado, com o nome de Açafrão das Índias.

Pode substituir por…

Se o objectivo for dar cor ao prato, substitua por açafrão. Se estiver à procura dos benefícios para a saúde experimente o gengibre ou o galangal (outro “primo” desta família, mas ainda mais difícil de encontrar por cá).

 

Gostas deste tipo de artigos? Sobre que ingredientes (ou receitas) queres aprender?

Ajuda-me a criar mais conteúdos que te interessem :)

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao