DSC_1181

Uso muito sementes de chia no meu dia-a-dia e em algumas receitas que publico aqui. Por isso, para mim, fazia todo o sentido estas sementes pequeninas e estaladiças serem as próximas protagonistas da rubrica "O que é".

Quer saber mais?

 

O que é?

A chia é o nome comum da salvia hispanica, uma planta com origem nas regiões da Guatemala, do México e da Colômbia. A planta é mais conhecida pelas suas sementes, que são vendidas inteiras, moídas ou em forma de óleo.

 

Para que serve?

Por serem um bom gelificante, são muito usadas para fazer pudins e sobremesas ou pequenos-almoços, como este com morangos salteados ou este com raspas de laranja!

Eu, por exemplo, também juntei as sementes de chia à minha compota sem açúcar.

Também pode usar em pastelaria, para substituir o ovo. Costumo fazer:

 

1 colher de sopa de chia + 3 colheres de sopa de água = 1 ovo

Misture os dois ingredientes e deixe gelificar por, pelo menos, 15 a 20 min. Também pode preparar na noite anterior.

 

De resto, podem também ser consumidas como toppings de saladas ou cereais, incluídas em sumos, sopas ou outras receitas.

Durante a minha pesquisa, descobri ainda que se pode germinar sementes de chia...! Vou experimentar por estes dias!

DSC_1184

Benefícios para a saúde…

Segundo dizem, as sementes de chia ajudam a emagrecer (porque nos mantém a sensação de saciedade), a diminuir os níveis de colesterol e têm um efeito desintoxicante. Previnem ainda a diabetes, doenças cardiovasculares e são uma excelente fonte de cálcio e ferro.

As sementes de chia previnem ainda a desidratação, uma vez que absorvem mais de 12 vezes o seu peso em líquido. São, por isso, uma óptima opção para quem pratica exercício ou para quem está muitas horas exposto ao sol.

 

Onde comprar?

Supermercados comuns e lojas de produtos naturais.

 

Pode substituir por…

Na verdade, não há nenhum substituto. Uma alternativa é optar por sementes de linhaça para substituir o ovo, por exemplo. Veja a imagem que partilhei no facebook sobre substitutos do ovo, aqui.

 

Se achou este artigo útil ou quer ver mais receitas com esta semente no Lemonaid, fale comigo nos comentários!

 

Para updates diários,

faça Like no Lemonaid aqui

ou siga-me no Instagram @joanamlimao