Talvez seja uma das únicas mas confesso: Não morro de amores por Nutella. Gosto, sim, mas não a barro num crêpe, muito menos numa fatia de pão.

Meu rico chocolate preto!!!

Ainda assim, não nego que a combinação avelãs-chocolate é de-cair-para-o-lado e uma versão caseira do creme tão badalado assentou-me que nem uma luva!

O sabor forte a avelãs tostadas e o amargo do chocolate a dar o ar de sua graça. Perfeito!

Já agora, sabiam que parte da "culpa" de adorarem Nutella é atribuída a Napoleão e a Hitler?! Ahahah demais!!!

DSC_0103

Vou também assumir mea culpa se ficarem viciados nesta versão. Mais barata e tãooo deliciosa:

 

Nutella caseira saudável

 

200 gr. avelãs

3 c. sopa de cacau em pó

1 c. sopa de chocolate em pó

2 c. chá de geleia de arroz

5 c. sopa de água

1 c. café de flôr de sal

DSC_0104

Comece por torrar as avelãs no forno: 180º-200ºc durante 15 a 20 min. ou até estarem douradas.

Para pelar as avelãs uso uma técnica infalível em que "amachuco" as avelãs ainda quentes num pano de cozinha. Amasso e amasso até as peles começarem a sair.

DSC_0096

Triture num processador de alimentos até obter um creme. Este processo demora 5-7 min. bem contados. Os óleos começam a sair das avelãs à medida que estas são mais trituradas, forma-se uma emulsão e a partir daqui devem-se juntar os outros ingredientes com calma, para não talhar.

Junte o cacau em pó e o chocolate. Continue a triturar para envolver.

Adicione a geleia de arroz para adoçar um bocadinho e depois vá vertendo as colheres de sopa de água até atingir a consistência que gosta. Comigo foram 5, se preferir use menos ou mais. Finalmente, envolva a flôr de sal. Adoro o contraste que dá.

Quarde no frigorífico e, para saber se continua boa, vá provando esta Nutella caseira! Diria que dura, pelo menos, um mês.