Muitas vezes, para ser saudável, não temos de deixar de comer tudo aquilo de que gostamos. Frequentemente, temos é de passar a consumir as versões caseiras, aquelas em que sabemos o que está lá dentro, que ingredientes leva, em que controlamos se é feito frito ou no forno, e, na maioria das vezes, versões ainda mais saborosas!

É o caso da granola caseira (esta ou esta), das manteigas de oleaginosas (aqui ou aqui), pickles, ketchup, pipocas, gelados (ali ou ali), etc.

Fazendo em casa temos selo de garantia mais do que aprovado. E, neste campo, vamos agradar a todos, até aos mais novos que às vezes torcem o nariz aos nossos esforços para os manter saudáveis.

nuggets-3

Neste caso, nuggets parece-me algo do agrado de muuuita gente! Eu adoro, em minha casa fazem um brilharete, desde os avós que os adoram até aos miúdos, que querem até ajudar a fazer. A minha receita é cheia de sabor porque aproveito a marinada e também tempero a aveia, que é o que os vai fazer crocantes (e a nós saciados durante mais tempo, uma vez que é um hidrato de absorção lenta).

Vamos a isso?

 

Nuggets de perú no forno

4 a 6 pessoas

nuggets-1

300 gr de peito de perú, cortado em pedaços

Para a marinada:

3 colheres de sopa de iogurte natural

1 colher de sopa de paprika

1 colher de sopa de sumo de limão

1/2 colher de café de sal marinho

Para a crosta:

1 chávena de flocos de aveia partidos

1/3 chávena de quinoa crua

2 colheres de sopa de azeite

1 pitada de sal

 

Pré-aquece o forno a 200ºc.

Mistura todos os ingredientes para a marinada numa taça e coloca os pedaços de perú. Deixa marinar, no mínimo, 30 minutos.

Coloca todos os ingredientes para a crosta num prato baixo e envolve bem, com as mãos, para que o azeite cubra todos os bocadinhos de aveia e de quinoa.

"Pana" os pedaços de perú, saídos directamente da marinada, na mistura de aveia. Prensa com as mãos para que agarre bem e coloca num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

nuggets-2

Leva ao forno durante 20 minutos, ou até a carne estar igualmente cozinhada.

Serve como snack com um molho fresco de iogurte ou a acompanhar a refeição, com uma salada verde.

Bom apetite!

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao