Sempre digo que não quero trabalhar em mais restaurantes. O stress diário, as mil horas semanais, a pressão permanente são factores que não vão comigo, com a minha maneira de ser.

Quando entrei no Boi-Cavalo já dizia isto e nunca me passaria pela cabeça voltar a um restaurante muito menos para a sala, para as mesas. Fui à entrevista por descargo de consciência e nunca mais saí de lá. Sabem quando fazem click com alguém? Quando falam a mesma língua e, apesar de serem pessoas completamente diferentes, gostam deles sem os conhecerem bem? Foi isso que aconteceu.

Fiquei cerca de 6 meses, entre a cozinha e a sala, as compras e as encomendas de vinhos, a mise-en-place e as limpezas de fim de noite. Apesar do stress, das horas e da pressão, adorei e fiz amigos para a vida. Como não tinha feito noutro restaurante ou hotel por onde tinha passado.

E novas receitas? UAU! Aprendi muito com o Pedro e com o Hugo que, cada um à sua maneira, davam sempre achegas para pratos novos, maneiras de surpeender quem fosse jantar connosco. Pratos simples ao olhar mas complexos no sabor e nas texturas, que nos faziam viajar ou apenas querer permanecer ali mais umas horas. Magia :)

mousse choc e tangerina-2

Uma das coisas que aprendi foi a fazer mousse de chocolate com dois ingredientes. DOIS! Uma mousse arejada que se derrete na boca, intensa e viciante, que estou prestes a partilhar contigo:

 

Mousse de Chocolate Mágica com Tangerina e Nozes

4 pessoas

 

200 gr chocolate preto, mín. 70% cacau

150 ml água

1 tangerina

4 colheres de sopa de nozes, partidas

 

Parte o chocolate e coloca-o numa taça em banho-maria juntamente com a água e a raspa de meia tangerina.

Vai mexendo com varas até derreter. Enquanto isso, prepara uma taça com gelo e água, onde caiba a taça do chocolate.

mousse mágica de chocolate e tangerina | magical chocolate and mandarine mousse

Quando estiver igualmente derretido, passa a taça do chocolate para cima da taça com gelo e vai batendo vigorosamente com as varas para incorporar ar na mistura e para que arrefeça rapidamente.

A textura vai mudando e quando começar a ficar mais espessa (com a textura do leite condensado, mais ou menos), pára de bater e serve a mousse nos copos (ou numa taça grande, caso prefiras).

O melhor? Se não acertares à primeira, podes voltar a derreter e fazer outra vez para chegares à consistência perfeita.

Ao servir, coloca um pouco de nozes no fundo dos copos, enche de mousse até meio, coloca mais nozes e de seguida o resto da mousse. Termina com raspas de tangerina, gomos de tangerina e mais um pouco de nozes.

mousse mágica de chocolate e tangerina | magical chocolate and mandarine mousse

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !