Hoje partilho a mousse de chocolate que estive a fazer no Domingo, no Dia Aberto da Quinta do Arneiro. Uma sobremesa para os verdadeiros amantes de chocolate, que combina o melhor de dois mundos: o saudável e o delicioso. O sabor forte e viciante do cacau predomina nesta textura cremosa dada pelo abacate. A baunilha é uma opção da qual não deve prescindir e a flôr de sal (ou o sal marinho) completamente obrigatória para sentir toda a força do chocolate.

Há uns meses, a Luísa convidou-me a participar no Dia Aberto. Ainda não sabia em que moldes seria mas aceitei. Iria ser, com certeza, uma oportunidade óptima de voltar à Quinta, estar rodeada de ingredientes verdadeiros e comida deliciosa. Tinha sido há um ano, no último open day, que tinha conhecido a quinta: boa comida, bebidas refrescantes, música tranquila, passeios pela horta e pessoas simpáticas e descontraídas.

O desafio era criar uma receita e cozinhá-la para todos no dia aberto, juntamente com outras convidadas: a Francisca, que já conhecem do Miss Kale, a Reyes do Foodlosophy e a Sofia do Gluten Free com Paixão. Inicialmente, iria fazer uma salada, depois foi-me pedido um smoothie e finalmente (à terceira é de vez!) pediram-me que criasse uma sobremesa. Já a tinha debaixo de olho, estava na minha lista de sugestões que enviei à Luísa e fiquei muito contente por poder dá-la a provar a toda a gente.

É que esta mousse de chocolate é mesmo saudável e completamente-decadentemente-e-surpreendentemente deliciosa!

Infelizmente, apenas algumas pessoas chegaram a provar a versão original desta mousse. O facto de não haver abacates bem maduros em número suficiente fez com que tivesse que os substituir por bananas - também fica óptimo, todos gostaram, mas não é a mesma coisa - e como também tínhamos pouco cacau em pó, nas últimas mousses, o sabor forte do chocolate preto não era tão pronunciado. Não houve falta de ingredientes que me parasse, nem trocas de abacates por bananas que fizesse as pessoas deixarem de se acumular, em fila, para provar esta sobremesa tão cobiçada!

O feedback foi maravilhoso, deixou-me com o coração a explodir e cheia de vontade de partilhar a receita com todos: quem foi e quem não foi, quem provou e quem não provou. É apta a todo-o-mundo por não conter lacticínios, açúcares refinados, ovos ou glúten (tem chocolate, claro, portanto aos alérgicos sugiro que experimentem com alfarroba em pó!)

MousseChoc-1

Mousse de chocolate Lemonaid

4 pessoas

2 abacates maduros

2 colheres de sopa de cacau cru em pó

50 gr chocolate preto

2 colheres de sopa de mel, ou mais para que fique mais doce

1 colher de café de baunilha em pó ou pasta (opcional mas delicioso!)

1/2 colher de café de sal marinho / flôr de sal

toppings:

6 morangos em quartos

10 gr chocolate preto em raspas

1 pitada de flôr de sal (opcional)

 

Para fazeres esta mousse rica e gulosa, começa por partir o chocolate em pedaços. De seguida, aquece, em lume brando, um tachinho com um fundo de água e coloca o chocolate em banho-maria, mexendo para que vá derretendo e começando a libertar o seu delicioso aroma.

Faz o seu melhor para não devorares este chocolate derretido, mas se roubares uma colherzinha também não faz mal!

Vai retirando o interior dos abacates com a ajuda de uma colher, junta aos outros ingredientes no processador de alimentos e tritura até obter uma consistência cremosa. Pode ser necessário parar algumas vezes para descolar alguns pedaços dos lados do copo, mas já sabes que vai valer a pena!

Quando já não conseguires resistir mais, espera só um bocadinho: Basta agora servir a mousse em taças bonitas, decorá-las com morangos em quartos, raspas de chocolate preto e uma pitada de flôr de sal.

Experimenta e diz-me que tal!

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao