Olho para estas fotografias e fazem-me  sentido num jantar de Domingo. Mais cedo que o habitual, com o sol ainda no céu, noodles leves, peito de pato mal passado, mesmo como adoro. E umas cerejas como prenúncio do Verão que não tarda.

Junte a família, no próximo Domingo, e experimente esta receita fácil e deliciosa. Sem glúten, sem gorduras adicionadas. Todos vão querer repetir!

DSC_0112

Magret de pato com molho de cerejas

2 pessoas

 

ž  1 peito de pato

ž  1 c. sopa de mel

ž  1 c. sopa de vinagre de arroz

ž  3 c. sopa de molho de soja

ž  10 cerejas

ž  8 espargos frescos

ž  100 gr. de noodles de arroz

ž  2 c. sopa molho de soja

ž  1 cebolinho / spring onion

 

Faca golpes superficiais paralelos na pele do pato e volte a fazer, formando losangos. Marine a carne na mistura do mel, do vinagre de arroz e do molho de soja (mínimo 15 min.)

Com um descascador de legumes, corte tiras de espargos e reserve.

Coza os noodles de arroz e junte os espargos no último minuto. Escorra bem e tempere com duas colheres de sopa de molho de soja e o cebolinho cortado fininho.

Tire a carne da marinada mas não a deite fora. Numa frigideira anti-aderente, em lume médio, grelhe o peito de pato, com a pele para baixo. Deve ficar a grelhar, sem mexer, cerca de 10-15 min. Cuidado para não queimar! Vá tirando a gordura que sai da pele com uma colher.

Quando a pele estiver fina e dourada, vire o peito de pato e grelhe do outro lado cerca de 2 min. Se gostar da carne mais passada, demore mais tempo ou ponha no forno (180ºc até estar no ponto que gosta).

Retire da frigideira e deixe descansar 5 min.

DSC_0123

Entretanto adicione a marinada à frigideira e deixe reduzir, ao mesmo tempo que junta as cerejas descaroçadas e em metades.

Passado aquele tempo fatie o magret e sirva com os noodles, os espargos e o molho de cerejas por cima.

YUM!