Tenho vindo a dizer que tento não ingerir muitos alimentos ricos em glúten. Não tenho nenhuma intolerância, felizmente, mas desde que retirei esses alimentos noto que não fico tão inchada, sinto-me mais leve e tenho menos desejos de comida pouco saudável.

Hoje em dia já encontramos aveia sem glúten mas, ainda assim, queria fazer uma granola que não me fizesse sentir tão pesada. Adoro aveia, não interpretem mal acho que é óptima, mas continua a inchar-me um bocadinho. Como alternativa à aveia experimentei a Quinoa. Fiz várias versões: quinoa crua, quinoa demolhada 8 horas e quinoa cozida. Pode fazer qualquer uma das três. Preferi os resultados que obtive com a quinoa cozida, estaladiça e crocante. (A crua também fica, claro, mas achei demasiado dura para mim)

DSC_0792

Outro pormenor desta minha nova Granola, um graaaaande pormenor, é o facto de não ter adoçante nenhum convencional: Aqui não há mel, geleia de arroz, agave, stevia, nada dessas coisas. Usei fruta. Apenas o açúcar natural da maçã e nada mais. Usei uma maçã doce, claro! Prefira as Fuji ou as Pink Lady e deixem as Reineta para assar e as Granny Smith para as saladas :)

Quer saber como fiz?

 

Granola de Quinoa sem glúten nem adoçantes

1 frasco grande – múltiplas utilizações

DSC_0015

ž  1 chávena de quinoa crua

ž  1 chávena de avelãs

ž  ¼ chávena de amêndoas palitadas

ž  ½ chávena de sementes de girassol

ž  ½ chávena de sementes de abóbora

ž  ¼ chávena de sementes de chia

ž  ¼ chávena de sementes de linhaça (partidas com a faca ou trituradas)

ž  2 maçãs Fuji ou Pink Lady descascadas em pedaços

 

Nota: Pode usar o tipo de quinoa que quiser ou até aqueles mix que vendem nas dietéticas.

Esta nunca vai ser uma Granola doce. Se não prescinde desse gosto docinho, junte 1 colher de sopa de mel.

A Linhaça deve estar partida ou triturada porque o nosso estômago não a digere estando inteira. Inteira, passa pelo estômago e intestinos sem se desfazer.

 

Pré aqueça o forno a 160ºc.

Comece por cozer a quinoa: Em água fria abundante (mais do triplo do volume da quinoa) sem sal, deite a quinoa, tape e espere cerca de 20 min desde que ferve.

Entretanto, noutro tachinho, disponha a maçã em pedaços num fundo de água (1 dedo deitado chega) e tape. Deixe em lume brando, desde que comece a ferver. Quando a maçã estiver mole, esmague bem com um garfo e deixe reduzir o máximo que possa, desde que não queime! Queremos que os açúcares da maçã se concentrem.

Numa taça misture todos os ingredientes e envolva muito bem o puré de maçã com todas as sementes, frutos secos e quinoa.

DSC_0796

Disponha a mistura num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno na posição média.

Vá mexendo de 10 – 15 minutos até estar dourada. Aproximadamente 45min, depende muito dos fornos.

Retire do forno, deixe arrefecer e transfira cuidadosamente para um frasco grande.

DSC_0018

Guarde na despensa ou seja, num local fresco e escuro, bem fechado!

É também um óptimo miminho para oferecer :)