Adoro gnocchi. Detesto quando compro ou peço num restaurante e são “chewy”, duros e parece que ficam presos aos dentes… Compreendo: Não posso querer ser preguiçosa, não querer enfarinhar a cozinha, não gastar muito tempo no processo e estar à espera de uns gnocchi iguais aos frescos mas… Nem tanto ao mar nem tanto à terra!

Estes que comprei eram bastante razoáveis tendo em conta que vinham num pacote. Pacote esse que me deu para duas refeições, alarvei sempre sozinha hihi e saciaram bastante. Desta vez juntei abóbora e requeijão, uma mistura sempre equilibrada e bróculos porque havia e, sinceramente, não me importo de os comer a toda a hora, adoro!

Tento só comer cereais e derivados só até ao almoço. Mesmo assim, não os como diariamente. Fazem-me sentir inchada e atribuo isso, em grande parte, ao glúten. Assim sendo, tento consumir com muita moderação os substitutos da massa na versãr gluten free. Foi o que fiz com esta receita:

DSC_0708

Gnocchi com bróculos e requeijão

1 pessoa

 

ž  150 gr gnocchi

ž  3 “ramos” de bróculos cortados em fleurettes

ž  4 colheres de sopa de requeijão

ž  2 fatias de abóbora manteiga em cubos

ž  Sal e pimenta preta do moinho, a gosto

 

Nota: Usei gnocchi sem glúten, à venda em dietéticas, mas obviamente pode comprar os que preferir ou fazer em casa. Daqui a uns tempos vou dar uma sugestão deliciosa de gnocchis caseiros saudáveis!

 

Escalde as fleurettes de bróculos e os cubos de abóbora, em água com sal, mais ou menos 5 min até estarem cozidos por for a mas duros ao trincar. Não os queremos demasiado cozidos!

Tempere os legumes a gosto e leve-os ao forno com um fio de azeite, para acabarem de cozer e ganharem uma cor. 5 - 10 min.

Coza os gnocchi em água abundante e quando começarem a boiar estão prontos, basta escorrer.

Depois de escorridos, salteie os gnocchi num fio de azeite. Não mexa constantemente, queremos que ganhem uma boa crosta e fiquem estaladiços a toda a volta.

Quando og gnocchi estiverem douradinhos, desligue o lume. No prato de servir, junte os gnocchi, os legumes assados e as colheradas de requeijão.

DSC_0705