Desde que me lembro que o meu sabor preferido de gelado é Nata. Não é baunilha nem chocolate, nem outro sabor mais frutado, mais leve ou mais fresco. É mesmo Nata naquela verdadeira em que ainda dá para sentir o sabor das natas frescas e aquela gordura a cobrir todos os cantos da boca... É verdade... Guilty. Adoro!

Acontece que hoje em dia é muuuito mas muito raro comer esse gelado e, quando o como, já fico mal disposta porque o meu corpo já não está habituado a leite e derivados.

 

gelado vegan de stracciatella | vegan stracciatella icecream

 

Estava a ir ao supermercado quando tive esta ideia. Gelado Vegan de... Nata! Why not?! Because... Qualquer substituição nunca vai ser o mesmo mas posso tentar... Junto baunilha, umas gotas de sumo de limão para aquela acidez característica e... Um bocadinho de chocolate preto porque fica sempre bem e porque não quero apresentar aos meus queridos leitores um básico tão básico assim... Vamos transformar isto num gelado vegan e cru de Straciatella!!

Fiz numa forma de bolo inglês, tenho dado a experimentar a quem passa aqui por casa e todos têm gostado! A Beni adorou, a minha mãe também, a Christine ficou doida e não acreditava que era cru e completamente natural e a Liz, a minha querida amiga Liz, veio logo cá a casa quando soube que havia gelado vegan e tratou de lhe fazer um upgrade juntando pêssegos, nectarinas e amêndoas... Só ela! Foi também ela que me disse que não conseguia decidir entre o nome Stracciatella ou Cookie Dough. Eu, como não sou fã de cookie dough mas adoro este gelado, achei por bem chamá-lo de stracciatella :)

Depois de tanta conversa acreditas que esta receita só leva 6 ingredientes? Perfeito para toda a família, este gelado vai saciar o desejo e confortar a alma. Vamos a isso!

 

gelado vegan de stracciatella | vegan stracciatella icecream

 

Gelado Vegan de Stracciatella

8 pessoas

 

2 chávenas de cajus ao natural

1/2 chávena de geleia de arroz

1 colher de café de baunilha natural em pó

3/4 chávena de leite de amêndoas (ou outro à escolha)

1 colher de café de sal marinho

1 colher de sobremesa de sumo de limão

50 gr chocolate preto de boa qualidade, picado

 

Com antecedência, demolha os cajus em água durante 2 horas.

Simplesmente tritura todos os ingredientes menos o chocolate num processador de alimentos ou blender de boa qualidade até obteres uma mistura suave e homogénea. Adiciona o chocolate picado e envolve, sem triturar.

Forra uma forma de bolo inglês com papel vegetal e verte o preparado para lá. Leva ao congelador durante, pelo menos, 4 horas até servir.

 

gelado vegan de stracciatella | vegan stracciatella icecream

 

Junta mais umas raspas de chocolate e acompanha com fruta :)

 

E por aí, qual o teu sabor preferido de gelado? Conta-me tudo, vamos partilhar!

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com