Para mim um estilo de vida e cozinha saudável não é apenas arranjar substitutos. "Subtitua as natas por leite de côco, use quinoa em vez de couscous..." Também faço essas substituições mas o que mais me anima no meio de tudo isto é mesmo inventar. Receitas que não são substituição de nada e que são deliciosas por si só, porque levam ingredientes naturais, porque são honestas e cheias de sabor. Como esta galette.

 

galette de abrunhos e amendoas | prunes and almonds galette

 

Quando penso em Outono, ameixas e abrunhos, vêm-me à cabeça as belíssimas fotografias da Sanda. Desde bolos a tartes, penso que é uma fruta que ela deve gostar muito de usar, fotografar e saborear e foi um bocadinho assim que veio a inspiração para esta galette.

Quando vi os abrunhos à venda sabia que tinha que os comprar e também eu sentir um bocadinho do sabor delicioso que passa através daquelas fotografias. Não queria fazer nenhuma massa de tarte já conhecida, não queria ovos nem queria farinhas refinadas. Queria uma massa que ficasse boa tanto nesta galette, como em bolachinhas para ter durante a semana (que por acaso até congelam bem e é só levar ao forno ainda congeladas para ter bolachas acabadas de fazer em alguns minutos! - ver no fim da receita). Enfim, muitos quereres! Neste caso correu bem e partilho o resultado contigo abaixo:

 

galette de abrunhos e amendoas | prunes and almonds galette

 

Galette de Abrunhos e Amêndoas

6 pessoas

 

1/4 chávena de sementes de linhaça

1/4 chávena de água

2 chávenas de flocos de aveia

1 chávena de farinha de amêndoa

2 colheres de sopa de açúcar de côco (ou mais, se quiseres uma massa mais doce)

1 pitada de sal marinho

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de água

20 abrunhos, sem caroço e em metades

1 colher de sopa de açúcar de côco

3 colheres de sopa de amêndoas laminadas

 

Começa por misturar as sementes de linhaça com a água. Reserva.

Pré-aquece o forno a 180ºc.

Num processador de alimentos, tritura os flocos de aveia. Junta a farinha de amêndoa, o açúcar de côco e o sal. Tritura para envolver.

Adiciona o azeite, a água e a mistura de água e linhaça, triturando para envolver.

Entre duas folhas de papel vegetal, estica bem a massa com a ajuda de um rolo. Coloca-a já esticada num tabuleiro de forno.

Dispõe, a partir do centro, todos os abrunhos, deixando ficar 2 a 3 dedos de massa.Polvilha a fruta com o açúcar de côco e as amêndoas laminadas.

 

galette de abrunhos e amendoas | prunes and almonds galette

 

Dobra as bordas de massa sobre os abrunhos, como nas fotografias, acomodando e dobrando os pedaços "extra" de massa.

Leva ao forno durante 25 - 30 minutos ou até a massa estar ligeiramente dourada e completamente cozida.

********

Esta massa também fica muito bem em bolachas. Divide a massa em vários pedaços (cerca de 20 - 25), forma bolinhas e espalma-as com a mão ou um garfo. Leva ao forno 10 - 15 minutos ou congela-as para teres bolachas prontas a ir ao forno quando mais te apetecer.

 

E por aí, quais as tuas receitas preferidas com ameixas? Apressa-te a fazê-las porque mais umas semanas e estas delícias acabam!!

 

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com