Lembro-me, desde pequenina, do Verão trazer os tomates mais sumarentos, ao mesmo tempo mais doces e mais ácidos, firmes mas cheios de sabor. Lembro-me de comer tomates chucha à mão, molhados em sal grosso e sem mais nada. Todos os anos desejo a minha sopa preferida - migas de tomate com figos – que só fica tão deliciosa com os melhores tomates (e os figos mais doces).

À medida que fui aprendendo a cozinhar e que me comecei a interessar pelos ingredientes, ia ficando cada vez mais maravilhada com a diversidade de tomates que existe. Pode parecer uma parvoíce mas é verdade! Fico louca nesta altura, apetece-me comprar um saco de cada e tê-los sempre em casa. Com a terra a dar tanta coisa no Verão, há que aproveitar para os conservar e preservar de várias maneiras. Em Setembro já sei que me espera um dia a fazer molho de tomate, tomate seco, vou experimentar conservá-lo em água ou no próprio sumo…

frittata.verao-1

Para já, cada ida ao Mercado inspira-me e desta vez comprei uns cereja e uns verdes riscados. Chegaram a casa e foram directos para esta frittata, misturados com pimentos encarnados, também da estação, alho francês e um queijo de ovelha delicioso da Quinta Verde Silvestre (de onde também vêm os ovos, o azeite e o tomate), na Serra d’Aire e Candeeiros, propriedade de um casal muito simpático com quem tenho tido a sorte de conversar e de conhecer melhor. O Sr. Vítor faz queijos diariamente, com o leite fresco das suas ovelhas. O produto fala por si, eu adoro e o meu pai diz que é um dos melhores queijos que tem provado nos últimos anos!

Vamos à receita?

frittata de verao

Frittata de Verão

4 pessoas

 

½ alho francês, em meias luas

2 tomates verdes riscados, em gomos

10 tomates cereja, em metades

½ chávena de espinafres

¼ queijo de vaca curado, em migalhas grossas

2 colheres de sopa de azeite

6 ovos

Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto

2 colheres de sopa de sementes de girassol

 

Pré-aquece o forno a 180ºc.

Dispõe os legumes arranjados num tabuleiro de forno (se quiseres, forrado com papel vegetal), tempera com azeite e um pouco de sal e pimenta e envolve bem com as mãos. Junta o queijo e envolve com cuidado.

Numa taça, bate os ovos temperados com sal e pimenta e verte para o tabuleiro, por cima dos legumes.

Polvilha com as sementes de girassol e leva ao forno durante 15 – 20 minutos ou até a frittata estar firme.

frittata.verao-6

Espera que arrefeça um pouco e corta em quadrados. Acompanha com uma salada fresca em casa, no trabalho, num picnic, no campo, na praia… :)

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao

frittata.verao-4