Já não ia ao Mercado Biológico do Campo Pequeno há meses. Sinceramente, enquanto trabalhava no restaurante, não estava para me levantar cedo e nas últimas semanas nem me lembrei.

Foi ontem que me veio à cabeça que não punha lá os pés desde o ano passado e foi hoje que saltei da cama contente, pronta a explorar as maravilhas que guarda a terra neste fim de Inverno. Gosto de ver tudo, descobrir coisas diferentes, assistir às compras das outras pessoas e dizer bom dia a quem está atrás das bancas. Passo sempre no Miguel e na Quinta do Arneiro. Desta última trouxe toranjas (Yum! Excited?), tâmaras Medjool e ovos.

fritatta de verdes

Do Miguel, que neste fim-de-semana estava acompanhado por um delicioso Fado, animando toda a rua, não resisti às beterrabas pequeninas e às acelgas. Quando lhe disse que não sabia o que levar, aliciou-me com uns verdes salteados em muito alho, aos quais juntava ovos no final, mexia e… Pronto, fiquei convencida. Era isso que ia cozinhar hoje para o almoço.

Depois de um chá no novo café do bairro, cheguei a casa onde me pus a cozinhar (e filmei um bocadinho, podem ver aqui). Fiz assim:

 

Fritatta de verdes com parmesão

2 pessoas

DSC_1224

ž  4 dentes de alho picados

ž  2 colheres de sopa de azeite virgem

ž  3 folhas de acelga

ž  Rama de 1 beterraba

ž  4 ovos bio

ž  Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto

ž  Parmesão, um pedaço do tamanho do polegar, para ralar (ou mais, ou menos, como preferir)

 

Nota: Escusado será que dizer que pode, e deve, abusar nos verdes e fazer as substituições que mais gostar.

 

Salteie os dentes de alho picados no azeite durante 2 min. Junte os verdes cortados grosseiramente e deixe que murchem.

Numa taça, bata os ovos com o sal e a pimenta. Junte os ovos aos verdes e dê uma boa mexidela.

Deixe cozinhar – não mexa mais – e tape a frigideira com uma tampa ou um prato. Vá vendo e desligue o lume quando os ovos estiverem praticamente cozinhados (eu gosto mal passados, mas é ao gosto de cada um).

Polvilhe queijo Parmesão por cima e sirva acabado de fazer.

DSC_1194

Se estiver numa onda mega-verde, acompanhe com uma salada. Ou atire para uma taça e vá petiscando no sofá, durante uma sessão de cinema de Sábado :)

 

Bom fim-de-semana!