Olá outra vez!

Que saudades de partilhar receitas por aqui :) Depois de alguns precalços com a máquina de volta das férias, cá estou eu.

Hoje pensei partilhar a minha receita de frango escalfado. Porquê? Porque é uma ideia de cozinhar sem gorduras adicionadas, com menos calorias mas sem nunca comprometer o sabor e a textura. Como? Enchendo a água de aromáticos deliciosos e cozendo o frango durante muito tempo, apenas a fervilhar.

Para quem costuma ter básicos guardados para preparar uma refeição rápida e saudável em minutos, esta é uma óptima opção. Os aromáticos podem ser estes ou outros à escolha: Tomilho, raspa de limão, cardamomo, folhas de louro, ramos de alecrim... Perfeito para despachar uma salada em três tempos ou uma sandes para levar!

 

Frango escalfado em sabores Thai

2 pessoas

2 peitos de frango do campo com osso

1 lima - zest e sumo

4 folhas de lima kaffir

1 talo de citronela

1 pedaço de gengibre (5 cm)

1 lata leite de côco

água para cobrir

DSC_0751

Leve ao lume, num tacho, o leite de côco e todos os aromáticos.

Quando começar a ferver, junte os peitos de frango, aconchegue-os bem e adicione água até tapar a carne.

Tape, passe para o mínimo dos mínimos. Queremos que o líquido vervilhe o mais lentamente possível.

Deixe passar 20, 30 min. e retire apenas quando o frango estiver cozido: Espete um palito na zona mais grossa e se sair um líquido transparente, já está. Se sair sangue, ainda precisa de mais tempo. Pode também usar um termómetro de carnes, foi o meu caso. Basta espetar o termómetro e voltar quando este apitar :)

Bom apetite, boas saladas, bons snacks!