Ultimamente, os dias têm começado cedo. Depois de uma sessão de exercício, seja andar, correr ou uma ida ao ginásio, vou ao mercado. Escolho frutas, legumes, ocasionalmente cereais, sementes e outras mercearias que também entram no saco. De volta a casa, organizo-me minimamente, vejo o que posso adiantar durante o dia e fecho-me na cozinha. Testar receitas, fotografar as que correram bem, registar temperaturas, passos e cortes.

A hora de almoço é passada no computador: ler e-mails, actualizar o Facebook e o Instagram, editar fotografias. Depois de lutar contra a vontade de ser como nuestros hermanos e fazer uma mega sesta, volto à cozinha, arrumo um bocadinho, vejo o que falta fazer e continuo até ter tudo despachado.

coxinhas-4

Trabalhar em casa é um desafio constante, aposto que quem também não tem que ir para um escritório me compreende. Têm dicas que queiram partilhar comigo? A tentação para nos distrairmos, fazermos outras coisas em casa ou simplesmente aterrar no sofá é grande, mas não pode ser! Todas as sugestões são bem-vindas!

Esta semana decidi ter almoços "normais", cozinhar de propósito para mim e não só tirar bocadinhos das receitas que testei. Esta receita foi um desses almoços... Que delícia! Deu para dois dias e ao terceiro já tinha saudades.

Coxinhas com molho de côco e lima

2 pessoas

2 coxas de frango

1 cebola

1 dente de alho

1 cm de gengibre ralado

1 tomate

1 fatia de pimento encarnado

1/2 chávena de leite de côco

Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto

1/2 lima, só o sumo

1 colher de sopa de coentros picados

1 courgette

coxas de frango

Num tacho, cora as coxas de frango do lado da pele, sem juntar gordura. Faz o mesmo a todos os lados, até estar bem dourado e a gordura da pele ter derretido. Reserva.

Entretanto, prepara os legumes: Corta a cebola em fatias, pica o alho, faz pequenos cubos com o tomate e tiras fininhas com o pimento.

Salteia a cebola, o alho e o gengibre. Quando estiverem moles, adiciona o tomate e o pimento. Deixa cozinhar por 5 minutos, junta o leite de côco e tempera ao teu gosto com sal e pimenta.

Assim que começar a ferver, junta as coxinhas de frango e deixa cozinhar 5 a 10 minutos.

Entretanto, lava e corta a courgette em tiras muito fininhas, como esparguete. Envolve-a no tacho, tempera com sumo de lima, coentros e está pronto a servir!

A carne fica suculenta e o molho de côco é rico e cremoso. Sou fã assumida do esparguete de courgette que, neste caso, contrasta perfeitamente com a sua textura estaladiça.

Bom apetite!

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao