O que é esta moda brasileira que tem vindo a pegar (e bem) em Portugal?

A tapioca é simplesmente a fécula ou o amido da mandioca hidratado, que ao ser espalhado numa frigideira e aquecido se aglutina e transforma uma espécie de crepe.

Até há bem pouco tempo, era difícil encontrar esta goma / fécula hidratada em Portugal mas, mal soube que já estava à venda em algumas lojas de produtos naturais, corri e comprei o meu pacotinho, curiosa para fazer as minhas próprias experiências que já partilhei aqui, aqui e aqui.

 

como fazer tapioca - dicas | how to make tapioca - tips

 

Sei que há algumas pessoas que querem fazer estes crepinhos da moda mas não lhes saem bem. Não faz mal, as minhas primeiras experiências também não foram felizes (espreita no primeiro "aqui" do parágrafo acima!) mas espero que com as minhas dicas e a vossa prática possam começar a fazer tapiocas perfeitinhas! Estas dicas servem para tapiocas doces ou salgadas, para fazer uma ou vinte e estarão em constante actualização caso me lembre de mais alguma "tapi-dica"!

 

TAPI-DICA 1 - Ora bem, a primeira coisa que fazes é acender o fogão, colocar a frigideira ao lume e abrir o pacote... Certo? ERRADO! Segundo a minha experiência, deves colocar a goma de tapioca com a frigideira fria! Liga o lume só depois de tudo espalhadinho, o que me leva à dica 2.

TAPI-DICA 2 - Começas a espalhar com o garfo, como viste por essa internet fora, e cola-se tudo, ficam "buracos" sem tapioca e enquanto tentas remediar só fazes pior? Com as tapiocas que já fiz, percebi que a melhor técnica é, com a frigideira completamente fria, colocar a goma de tapioca e abanar gentilmente até a distribuir completamente pela superfície da frigideira. Se quiseres, experimenta peneirá-la directamente para a frigideira, com um passador pequeno, para não teres grumos nenhuns. Depois, ainda com o lume desligado, usar um garfo para calcar levemente o preparado. Agora sim, liga o lume :)

TAPI-DICA 3 - Como queres muito que a tua tapioca fique pronta, começas a "espreitar" com a espátula, colocando-a por baixo do preparado, e desfazendo tudo sem querer, certo? ERRADO! Deixa estar a coitada da tapioca no seu sítio. Vai observando como a goma passa de uma cor branca opaca para um branco mais translúcido, de baixo para cima, e quando estiver uniforme, abana gentilmente a frigideira. Se a tapioca não se mexer, ainda não está pronta, deixa-a estar! Se ela começar a "dançar" conforme a abanas, já está! Podes virá-la e cozinhar mais uns segundos ou retirar, como mais gostares.

TAPI-DICA 4 - Como já te fartaste de ver no Instagram, pões pouca quantidade de goma de tapioca para obteres aquelas obras de arte super-hiper-mega fininhas mas mal saem da frigideira partem-se todas, certo? ERRADO! Confia no Universo, ou pelo menos em mim, e usa a quantidade certa. Talvez quando fores uma fazedora de tapiocas profissional consigas fazer umas tapiocas-quase-como-renda, mas para já lembra-te... Prática, muita prática!

TAPI-DICA 5 - Já percebeste a cena da tapioca, mas agora queres aquele recheio delicioso bem derretido e não estás a conseguir? Tapa a frigideira, já depois de teres colocado o recheio e espera 1 ou 2 minutos com o lume brando, para que o recheio derreta e se misture com a própria da tapi :)

 

como fazer tapioca - dicas | how to make tapioca - tips

 

TAPI-DICA 6 - Queres fazer várias, mas só a primeira saiu bem.. Porquê?! Provavelmente porque não arrefeceste a frigideira entre as tapiocas. É que este passo é mesmo fulcral! Por isso vá, depois de feita a última, passa a frigideira por água fria durante uns bons 30seg, até a sentires fria ao toque e on to the next one!

 

Tudo esclarecido? Se tens mais dúvidas que posso esclarecer ou mais dicas a acrescentar, escreve nos comentários e eu trato de actualizar o artigo! <3

Vamos lá à receita!

 

como fazer tapioca - dicas | how to make tapioca - tips

 

Como fazer Tapioca

2 colheres de sopa cheias de Goma de Tapioca (polvilho doce hidratado, massa pronta para tapioca, preparado para tapioca, etc)

Frigideira (a minha é anti-aderente e tem 18cm de fundo)

 

Com a frigideira ainda fria, coloca a goma de tapioca (directamente do pacote ou peneira primeiro) e abana para espalhar bem. Calca com um garfo, colher ou espátula.

Liga o fogão e deixa em lume médio, médio-baixo se achares demasiado quente.

Espera uns minutos até a tapioca começar a aglutinar, ela reduz um bocadinho e pode começar a abrir pequenas fendas, é normal.

Abana gentilmente a frigideira e, quando a tapioca se descolar, vira com cuidado com a ajuda de uma espátula. Deixa cozinhar mais um minuto.

Vira outra vez e coloca o recheio, se o quiseres quente, e dobra ao meio como um crepe. Retira para um prato.

Se pretendes o recheio frio, tira a tapioca para um prato ou tábua, coloca o recheio numa metade e dobra, está pronta a servir!

O meu recheio doce: 1 colher de sopa de manteiga de amendoim, 1/2 banana em rodelas, mirtilos e sementes de papoila.

O meu recheio salgado: 1/2 abacate esmagado com sumo de limão, sal e paprika, rúcula, tomates cereja e sementes de girassol.

 

Espero ter ajudado! E por aí, já experimentaste alguma vez? Preferes doce ou salgada? Quais os teus recheios preferidos?

 

como fazer tapioca - dicas | how to make tapioca - tips

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com