No último feriado combinei fazer um pic-nic com amigas. Cada uma levava algumas coisas e acabámos por almoçar na Tapada das Necessidades, um jardim grande e desafogado, no meio da cidade, que adoro visitar. Conheci-o pela primeira vez num OutJazz há alguns anos e agora é um dos meus sítios preferidos durante a Primavera. Voltando ao pic-nic, o menu foi variado, delicioso e muuuito saudável, podem espreitar aqui.

No meio de caixas e tupperwares estavam umas chips de couve frisada deliciosas, feitas pela minha querida amiga Liz. Muito estaladiças e cheias de sabor, inspiraram-me a fazer a minha própria versão e levá-las a mais amigos para que, também eles, possam ficar inspirados e viciados neste snack leve e saboroso.

ChipsCouve-2

As possibilidades são infinitas: um bocadinho de picante para quem gosta, cominhos para um cheirinho do Médio-Oriente, caril se quiseres um aroma indiano, 5spices se gostares desta mitura chinesa, ou apenas sal marinho e azeite se preferires as coisas mais simples!

Eu adoro esta mistura da mostarda com a paprika mas arrisca as tuas combinações e conta-me como ficou (podes usar o hashtag #lemonaidpt para que eu fique a par das tuas aventuras culinárias!).

 

Chips de Couve Frisada (Kale)

 

4 chávenas bem cheias de couve frisada (kale)

1 colher de sopa de ghee ou óleo de côco derretido

1 colher de chá de mostarda de Dijon

1 colher de chá de água

1 colher de café de paprika

1 colher de café de curcuma em pó

1 colher de café de sal marinho

ChipsCouve-1

Pré-aquece o forno entre 100ºc a 120ºc.

Retira o caule principal da couve e ripa-a em pedaços mais pequenos. Lava muito bem a couve, deixando-a repousar cerca de 5 minutos num banho de água para que a terra fique acumulada no fundo (às vezes tem pequenos aglomerados de terra presos no interior da couve que só saem se massajares as folhas). Se achares necessário, junta umas gotas de vinagre para desinfectar.

Mistura todos os outros ingredientes numa taça e verte o molho resultante por cima da couve. “Amassa” bem para que cubra todas as folhas.

Leva ao forno até estar bem seco e crocante, no meu demora 30 minutos mas varia de forno para forno.

Deixa que arrefeça e guarda num saco/caixa/frasco fechado hermeticamente.

ChipsCouve-3

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao