Mal vi o livro novo, abri-o, folheei-o. Vi-o com a capa original, amarela e simples, a minha preferida. Folheei mais umas quantas vezes e pousei-o na mesa para o ver muitas vezes e não me esquecer de o ler com mais atenção (como assim, esquecer?!).

Comecei pelo fim. Começo pelo fim muitas revistas. Lembro-me de todas as mulheres da minha família fazerem o mesmo e agora também o faço, sem pensar. Desta vez faz sentido! A informação nutricional, tudo aquilo que o Jamie aprendeu no último ano, incluindo o "sumo" das suas viagens a inúmeros países onde a longevidade é maior que o normal e os seus renovados conhecimentos de nutrição, está tudo lá, no fim do livro. As bases, segundo ele, para uma alimentação saudável, equilibrada (não necessariamente para emagrecer, sem hidratos, livre de glúten ou lactose) e fácil de por em prática.

Sou honesta, não acho que seja o seu livro mais surpreendente (refeições em 30 e, depois, 15 minutos, esses sim), mas sei que muitas pessoas não vão concordar comigo. Com uma audiência tão grande, fico feliz pela alimentação saudável estar a chegar a tantas moradas novas, pessoas que não estão familiarizadas com o assunto e, mais que tudo, famílias que precisam desse conhecimento. Admiro muito o trabalho do Naked Chef ao longo dos últimos anos, todo o seu compromisso em chegar às escolas, em mudar hábitos alimentares no seu país e a motivar milhões de pessoas a cozinhar em casa. Adoro!

A segunda receita que quis experimentar do livro (a primeira foi este pão delicioso) foi a Carbonara Magra. Para além de tudo o que promete substituir um prato pesado me agradar, a conjugação de sabores já tinha ganho o meu coração. Ervilhas, manjericão, alho e sumo de limão? Adoro! Fresco, ácido e doce ao mesmo tempo, não dá para melhorar. Dá, dá! Juntem-lhe parmesão e só um bocadinho de... Ba-con. A vida fica mesmo melhor com bacon :)

carbonara magra do Jamie | Jamie's skinny carbonara

Carbonara Magra do Jamie

2 pessoas

 

200 gr ervilhas

1 colher de sopa de miolo de amêndoa laminado

1 dente de alho pequeno

1/2 ramo de manjericão (15gr)

15 gr queijo parmesão

1 limão

150 gr esparguete integral (usei de arroz e quinoa)

1 fatia de bacon fumado

azeite

1 ovo grande, bio

100 gr iogurte magro natural

 

Leva a ferver um tacho com água temperada com sal para cozer a massa. Mergulha na água um coador com as ervilhas durante 30 segundos apenas e reserva, deixando o tacho ao lume. Torra em seco muito levemente as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume médio e depois tritura bem num robô de cozinha. Com o robô ainda a funcionar, deita o alho descascado, uma pitada de sal marinho, as folhas de manjericão, o queijo parmesão finamente ralado e o sumo do limão e bate tudo até obteres uma mistura homogénea. Depois junta as ervilhas, para dar alguma textura.

Coze a massa na água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, frita lentamente a fatia de bacon cortada em tiras finas numa frigideira, em lume médio a brando, com uma colher de chá de azeite (não usei), até estarem douradas e estaladiças. Transfere com a escumadeira para papel absorvente, deixando na frigideira a gordura saborosa. Com a ajuda de uma colher, deita na frigideira 3/4 da mistura de ervilhas para aquecer.

Bate o ovo com o iogurte, misturando bem. Quando a massa estiver cozida, reserva uma caneca cheia de água, escorre a massa e coloca.a directamente na frigideira com o preparado de ervilhas, envolvendo tudo. Retira a frigideira do lume (este passo é muito importante, caso contrário o ovo irá ficar mexido quando o adicionar e não é isso que se pretende). Verte a mistura de ovo e envolve muito bem até tudo ficar coberto por igual e com uma textura aveludada e cremosa. Deslaça com um pouco de água da cozedura, se necessário. Prova e rectifica os temperos e serve cobrindo com a restante mistura de ervilhas e bacon estaladiço.

carbonara magra do Jamie | Jamie's skinny carbonara

Esta carbonara pode ser magra, mas também é leve e deliciosa. Bom apetite!

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

ou segue-me no Instagram @joanamlimao