Ir à praça ou ao mercado, falar com as pessoas, ver o que há, o aspecto da fruta, a frescura do peixe é provavelmente uma das coisas que me faz mais feliz. Vibro com ideias, inspirações, lembro-me de receitas que vi e como as adaptar com o que tenho à minha frente. Adoro!

Ontem sabia que queria peixe. Fui à minha querida senhora do peixe, marido e mulher na mesma banca, ela sempre arranjada e a amanhar o peixe mais fresco com toda a destreza. Estava de olho no cantaril mas sem certezas. A última vez que o comi estava seco, demasiado grelhado, e tinha perdido tudo o que tinha de bom.

-       O que é que acha que leve?

-       Ai, olhe que este cantaril…

DSC_1187

Feito! Foi tudo o que precisei para dar uma nova oportunidade a este peixe demasiado fotogénico :)

Fiz, para o almoço, uma refeição leve que se come muito bem também no fim do dia. Temperada com salsa e limão, acompanhada com cebola e courgette. Simples e delicioso.

 

Cantaril em cama de courgette e cebola

1 pessoa

DSC_1189

ž  1 cantaril pequeno (500gr) arranjado

ž  1 cebola em gomos

ž  1 courgette pequena em fatias

ž  1 pé de salsa

ž  3 rodelas de limão

ž  2 dentes de alho

ž  Sal marinho, a gosto
Nota: Para mais pessoas, vá dobrando as quantidades. Se não tiver salsa fresca, experimente só o limão, ou até um pouco de oregãos secos dentro do peixe.

 

Pré-aqueça o forno a 180ºc.

Depois de cortados os legumes, coloque-os no fundo de um prato de forno e tempere-os com sal.

Encha a barriga do cantaril com a salsa, as rodelas de limão e um pouco de sal. Ponha o peixe por cima dos legumes e polvilhe com mais sal. Cuidado, não queremos que fique salgado!

Leve ao forno durante 20 min. No fim, aumente a temperatura para 200ºc e deixe mais 5min.

DSC_1197

Se o peixe fôr maior, asse-o mais tempo. O peixe está cozinhado quando espeta uma faca e a ponta da mesma está quente; quando o líquido que sai é transparente; quando a carne se separa bem da espinha.

Bom apetite!

Para updates diários,

faça Like no Lemonaid aqui

ou siga-me no Instagram @joanamlimao