Acredito que um estilo de vida saudável deve ser um trabalho diário, um hábito que, dia após dia, já nem custa manter.

Muitas pessoas olham para um batido verde e pensam "Uau, um sumo detox, vai corrigir todas as asneiras que fiz nos últimos dias". Eu não olho para eles assim. São parte do meu dia-a-dia há uns anos e não me estou a desintoxicar de nada! Podem ser verdes mas também cor de laranja, cor de rosa, púrpura ou até de cores feias e não muito deliciosas como o castanho ou o verde-caca :)

O importante é o que está lá dentro: frutas e legumes, legumes, legumes!

Recebo várias perguntas sobre como fazer batidos verdes, que combinações usar... Na minha opinião, não há só uma resposta certa. Vais ver que quando começas a fazê-los começa a ser uma questão de experimentar novas combinações. Eu não repito muitas vezes a mesma receita (a não ser para o meu querido Choco Berry Smoothie) porque sempre depende do que me apetece no dia e do que tenho disponível em casa entre a fruteira, o frigorífico e o congelador.

 

batido mega verde na taça | mega green smoothie bowl

 

Os batidos podem ser mais líquidos, quando juntamos fruta rica em água ou mesmo água, água de côco ou bebidas vegetais, ou mais espessos e consistentes, por exemplo para comer à colher. De resto, podes e deves juntar mais que legumes e fruta: super alimentos como spirulina, clorella, cânhamo, maca, lucuma, cacau cru, sementes de chia, sementes de papoila ou pólen de abelhas como na receita de hoje.

Contudo, há uma regra que tento sempre seguir: Mais legumes do que fruta. Costumo usar um rácio de 1 fruta para 3 legumes. Espreita como respeitei essa regra no smoothie de hoje:

 

Smoothie Mega Verde (na taça)

1 pessoa

 

1 banana, em pedaços

1/2 courgette, em pedaços

1/3 pepino, descascado e em pedaços

1 punhado de espinafres

Sumo de 1 lima

6 folhas de hortelã

1 pedacinho de gengibre fresco, picado

 

1 kiwi, em fatias finas

1 colher de sopa de sementes de papoila

1 colher de chá de pólen de abelhas

4 fatias de lima para decorar

 

 

Lava e prepara todos os ingredientes.

Num blender ou com uma varinha mágica tritura todos os ingredientes até atingires uma consistência bem cremosa e uniforme (se quiseres beber este smoothie, recomendo que adiciones algum líquido ao teu gosto).

Coloca o smoothie bem espesso numa taça e decora com as fatias de kiwi, as sementes, o pólen e as fatias de lima.

Quais são as tuas combinações preferidas? Experimenta e diz-me que tal!

 

batido mega verde na taça | mega green smoothie bowl

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com