Há uma semana tinha uma amiga para jantar cá em casa. Não sabia muito bem o que fazer e só à última da hora, quando fui ao supermercado, é que comecei a ter inspiração. Vi umas batatas doces (as cor-de-laranja, que são as minhas preferidas) assim pouco compridas e rechonchudas, perfeitas para rechear. "É isso!" pensei, enquanto percorria as prateleiras dos frescos, tirava um saquinho de cajus a granel e punha um vasinho de micro vegetais no cesto "é jantar de amigas, merece!"

Quando ela chegou pus as batatas no forno, já cortadas a meio, e fomos pondo as novidades em dia. Contei-lhe as peripécias do workshop no Porto aqui e ela gracejava com as loucuras que anda a passar no escritório. Fiz uma salsa de feijão encarnado enquanto concordávamos na energia das coisas e das pessoas e ríamos sobre outra coisa qualquer. Ainda rimos mais quando ela não acreditava que eu ia fazer um molho de queijo sem queijo. E que ia ficar delicioso. "E fica delicioso!" dizia ela alegremente desconcertada.

 

batata doce recheada | stuffed sweet potato

 

Em menos de nada (vá, 20, 30min) o jantar estava pronto e as conversas passaram para a mesa. Tinha saudades de receber amigas dentro de casa, tinha saudades dela e tinha saudades de escrever por aqui.

Experimenta esta receita de chorar por mais, cheia de sabor e com molho de queijo sem queijo e diz-me que tal ficou :) E com quem partilhaste. E do que falaram. Bom apetite!

 

Batata Doce Recheada

4 pessoas

 

4 batatas doces (usei cor-de-laranja)

1 colher de sopa de azeite

1 pimento encarnado, em tiras

4 cogumelos grandes, em fatias

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Rebentos de rúcula, opcional

Salsa de Feijão e Maçã

Molho de Queijo sem Queijo

 

Salsa de Feijão e Maçã

400gr feijão encarnado cozido

1/2 abacate, em cubinhos

1 maçã pequena, em cubinhos

Sumo de 1/2 lima

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

1 colher de chá de paprika fumada (ou normal)

1 colhr de café de alho em pó

1 colhr de café de sal marinho

1/2 colher de café de pimenta caiena

1/2 colher de café de cominhos moídos

 

Molho de Queijo sem Queijo

1/4 chávena de cajus

1/4 chávena de água

Sumo de 1 limão

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sobremesa de levedura de cerveja

1/2 colher de café de alho em pó

Sal marinho, a gosto

 

preparação:

Com o forno pré-aquecido a 180ºc, começa por levar as batatas a assar cerca de 20min ou até tenras, com um corte longitudinal profundo mas sem as dividir.

Enquanto isto, prepara a salsa, misturando todos os ingredientes numa taça. Reserva. Faz tanbém o molho de queijo, triturando todos os ingredientes num robot de cozinha ou com a varinha mágica até bem cremoso.

Salteia o pimento em tiras num fio de azeite até bem tostadinho e reserva. Na mesma frigideira, salteia os cogumelos em fatias e, quando estiverem bem cozinhados, adiciona o vinagre balsâmico, mexe bem e desliga.

Quanto as batatas estiverem assadas já terás tudo preparado e podes começar a rechear. Abre cada batata ao meio, gentilmente, e coloca um pouca da salsa de feijão, umas fatias de pimentos e de cogumelos e mais salsa de feijão.

Rega com um fio generoso de molho de queijo (que é como quem diz cajus!) e salpica com alguns rebentos de rúcula. Acompanha com uma salada e disfruta!

 

Como podes ver olhando aqui para o lado direito, o Lemonaid foi nomeado para os blogs do ano! Preciso dos teus votos, de 24 em 24 horas, até dia 19 de Outubro. Clica aqui para votares nos teus prederidos :)

 

batata doce recheada | stuffed sweet potato

 

 

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !

Se quiseres entrar em contacto comigo, por razões pessoais ou profissionais, envia-me um e-mail para lemonaidpt@gmail.com