Há uns tempos que se fala muito nesta base de pizza, sem farinhas, gorduras ou açúcares prejudiciais. Eu só tropecei nela ontem e, se alguém vai lendo o que por aqui escrevo, para variar, enlouqueci, fiquei nervosa, andei às voltas e só me acalmei hoje quando fui de manhã ao mercado comprar o que não tinha em casa para finalmente experimentar uma base de pizza de couve-flôr e amêndoas!
Pizza-sem-farinha11
Segui esta receita, do blog que leio regularmente e adoro.
  • 3 chávenas de couve-flôr crua, moída ou ralada
  • 80 gr de amêndoas moídas (ou outros fruto seco a gosto, com ou sem pele)
  • 1 colher de sopa de oregãos secos
  • Sal e pimenta do moinho a gosto
  • 3 ovos médios

DSC_0732

Fiz a massa numa taça, mas pode fazer na mesa ou bancada, se preferir. Acho que dá menos trabalho que a massa de pizzas normal, uma vez que não é preciso amassar, nem descansar, nem crescer, nem fermentar, nem esticar... Enfim, um descanso!
Pré-aquecer o forno a 200ºc.
Juntar os ingredientes secos, misturar para que fique homogéneo e se seguida juntar os ovos, batidos. Com um salazar ir incorporando bem até ter uma massa consistente.
Num tabuleiro do forno, disponha uma folha de papel vegetal e estique a massa com as mãos. Pode ficar com a espessura que preferir, se bem que muito fina não resulta tão bem. Pré-cozer durante cerca de 25min ou até estar dourada (posição média-alta do forno).

DSC_0746

Entretanto fiz um molho de tomate rápido com 5 tomates sem pele, duas chalotas, meia folha de louro, 4 folhas grandes de manjericão, 1 quadradinho de chocolate, 1 colher de chá de mel, sal e pimenta. Deixei apurar bem e esmigalhei grosseiramente com o salazar.
Vale a pena fazer a mais e congelar em porções ou garrafinhas para ir usando no Inverno, quando o tomate não sabe a nada. Fica uma espécie de concentrado de tomate que dá muito sabor a vários pratos e sopas.

DSC_0757

Com a base de pizza pré-cozida, basta espalhar o molho de tomate com a ajuda de uma colher e juntar depois os topping preferidos.

Hoje pus tiras de courgette cortadas com o descascador e agrião baby.
Vai ao forno mais 5 a 10 min - a gosto.
Acabada de sair do forno, reguei com um fio de azeite, juntei mais agrião, umas fatias de rabanete, alguns tomates cereja, folhas de manjericão e parmesão acabado de ralar. YUM !

DSC_0760
DSC_0762

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!
O que acham? Curiosos para experimentar?
<3 jo