A mudança de trabalho, uma ida de férias e agora esta loucura que deu ao S. Pedro, foram três grandes factores que me puseram as hormonas todas trocadas!

Tenho a pele como nunca tinha tido e sinto-me mais inchada. O trabalho no restaurante não tem sido propriamente cheio de refeições saudáveis, as férias ajudaram muito a desinchar mas o álcool foi a maior asneira, embora não todos os dias, foi em excesso para o que queria. Agora esta humidade que sufoca a cidade não está a ser a melhor ajuda para a minha pele e para, com certeza, muitas outras.

Todas as estas queixinhas para dizer que estou a fazer um esforço para levar uma alimentação saudável todos os dias, a todas as horas! Falei com a Francisca que me deu dicas preciosas, como sempre, e me recomendou um tratamento que, a medo, vou experimentar :)

Começar o dia com água morna e limão, um pequeno-almoço equilibrado, fazer um grande almoço para guardar metade para o jantar (já que jantar no restaurante é igual a batatas, fritos, carne, gorduras, poucos legumes e frutas).

Fiz estas barritas para acompanharem a semana, sem açúcares maus, zero glúten, poucos óleos e sempre seleccionados. Foi a primeira vez que me atirei às barras energéticas caseiras mas não vai ser, de certeza, a última!

DSC_0753

Adorei o resultado, ficam estaladiças nos cantos e suculentas por dentro, com aquele amargo delicioso das framboesas e um toque da baunilha... Yum!

Mãos à obra?

 

Barritas de amêndoas e framboesa

8 a 10 barritas

 

Mistura seca

1 cháv. de flocos de aveia

2 e 1/2 c. sopa de pevides de abóbora

1/2 cháv. de amêndoas laminadas

1 pitada de baunilha em pó bio

1 pitada de sal fino

Mistura húmida

1/2 cháv. de amoras brancas desidratadas

1 c. sopa de óleo de côco

1 c. sopa de açúcar de côco

1 c. sopa de água

Recheio

125 gr de framboesas frescas

1 c. sobremesa de sementes de chia

DSC_0765

Pré-aquela o forno a 165ºc.

Junte todos os ingredientes secos numa taça grande.

Com a ajuda de um processador de alimentos, triture todos os ingredientes húmidos. Vai ficar com uma pasta pegajosa. Incorpore essa pasta à mistura seca o melhor que conseguir (Eu comecei com uma espátula mas rapidamente a pus de lado e passei a misturar com a mão. Fica toda sticky mas depois basta lavar!)

No mesmo processador, sem lavar, triture o recheio. Reserve.

Numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal, verta metade da mistura das barritas e pressione bem com uma espátula. Entorne todo o recheio e distribua bem sobre toda a área.

Com cuidado, adicione a segunda parte da mistura das barritas e calque gentilmente.

Leve ao forno durante 25 min. e tire da forma, vire para um tabuleiro e volte a pôr no forno por 10 a 15 min., a 150ºc.

Deixe arrefecer numa rede e corte as porções que precisar!

DSC_0757

Ao longo da semana pode ir cortando à medida que precisa ou embrulhe logo em barritas para as   ter sempre prontas a sair consigo.

Boa semana!