Durante o mês de Janeiro estive a viajar pela Argentina e sabia que queria trazer comigo uma receita para partilhar aqui contigo.

"O que se come por lá?" foi uma das perguntas que mais me fizeram quando voltei. A verdade é que estava à espera de toda uma cultura gastronómica para cima de espectacular, frutas de todas as cores, comida de rua... Afinal ia à América do Sul!! A Mariana avisou-me que não era como eu estava a pensar, mas eu não queria acreditar e achava que ela é que não conhecia bem a cidade onde vivia (lol).

Quando lá cheguei percebi: Buenos Aires tem um cultura gastronómica muito apoiada no comodismo, no que está pronto, no que é fácil, no que sabe bem. A Argentina é um dos países onde se consome mais refrigerantes per capita e  nunca tinha visto corredores tão vastos de bolachas, bolachinhas e biscoitos, literalmente de todos os tamanhos, cores e feitios. O açúcar é, portanto, consumido em grandes quantidades. As refeições principais baseiam-se em carne (que é mesmo maravilhosa) acompanhada por papas (batatas) ou empanadas, pizzas, gnocchis e massas (devido à enorme influência colonial italiana). Claro, há pratos nacionais que se comem de vez em quando ou em algumas partes deste enorme país como o Cordero Patagonico, a Cazuela de Cordero (que provámos, óptima!), o Cocido ou Puchero Criollo, o Locro.

Mas se me perguntassem o que se come mais na Argentina, sem dúvida que responderia carne e açúcar, Asado e Alfajores.

alfajores saudáveis | healthy alfajores

O alfajor é um doce ibero-americano extremamente popular na Argentina composto por duas camadas de massa cozida, recheada com doce de leite e coberta por chocolate, glacé ou lascas de côco. Este doce é tão popular que são consumidos, diariamente em todo o país, 6 milhões de alfajores!!!

Mal me cruzei com estes babies, soube que ia querer transformá-los num pecado sem culpa, saudável e delicioso! Para ser honesta, não adoro os alfajores argentinos (apesar de ter provado vários, vocês sabem, para efeitos de estudo!) e estou muito contente com a minha versão muito menos enjoativa, não tão doce, completamente crua e cheia de ingredientes verdadeiros e nutritivos. Mãos na massa? Vamos a isso!

 

Alfajores Saudáveis com recheio de CRUamelo e Framboesas

aprox. 8 un

alfajores-3alfajores saudáveis | healthy alfajores

 

1 chávena de amêndoas

1 pitada de sal marinho

1/2 colher de café de baunilha natural em pó

2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

1 colher de chá de mel

2 colheres de sopa de água

 

15 tâmaras (ou 10 Medjool)

4 colheres de sopa de água pura

1 pitada de baunilha natural em pó

 

15 - 20 framboesas trituradas com 1 colher de sopa de sementes de chia (ou esta compota sem açúcar - não cru)

Côco ralado, a gosto

 

Coloca as tâmaras de molho em água quente.

Esmaga muito bem as framboesas e junta as sementes de chia. Deixa que gelifique.

Tritura muito bem as amêndoas até obteres uma farinha. No mesmo processador, adiciona o sal, a baunilha, a manteiga de amêndoas, o mel e a água. Tritura até teres uma bola (junta mais água, pouco a pouco, se fôr preciso). Leva a massa ao frio.

Entretanto, escorre as tâmaras e tritura-as com a água e a baunilha até teres uma mistura bem cremosa e homogénea. Reserva o teu CRUamelo.

Entre duas folhas de papel vegetal, estica a massa de amêndoa com um rolo até ter cerca de 3-4mm de espessura. Corta círculos (cerca de 5-6cm de diâmetro) e vai repetindo o processo até acabar a massa (cerca de 16 círculos).

Monta os Alfajores: barra dois círculos de massa com uma fina camada de framboesas, coloca uma boa colherada de CRUamelo de tâmaras em cima de um dos círculos, espalha bem e "tapa" com o outro círculo (parte de framboesas virada para baixo). Repete este processo até teres todos os Alfajores. Cobre as laterais com côco ralado.

Guarda os Alfajores no congelador e retira cerca de 10min antes de comer. Eu adoro como snack ou para terminar uma refeição a acompanhar ocafé.

Bom apetite!

alfajores saudáveis | healthy alfajores

Para updates diários,

faz Like no Lemonaid aqui,

subscreve o canal de youtube,

 segue-me no Instagram @joanamlimao,

ou junta-te a mim no snapchat @ lemonaid.pt !