Bom ano a todos os que por aqui passam!!!

 

O meu dia 1 foi passado na praia, a aproveitar o sol quentinho que tivémos a sorte de ter, e a pensar naquilo que quero para este ano que chegou. Ainda não consegui acabar as minhas resoluções: este mês ainda está uma confusão e já decidi que o meu ano só vai “começar” a sério em Fevereiro. A calma de que tanto gosto vai-se reinstalar (mais ou menos!!) no segundo mês do ano e vai ser aí que as típicas frases “Vou correr todas as semanas” ou “Corto completamente os açúcares refinados” vão ser postas em prática. Considero Janeiro, este ano, como um mês de recomeços a meio gás :)

Continuar um caminho de vida mais saudável e consciente está, definitivamente no topo da minha lista para este ano que já cá está…!

Uma das boas descobertas do ano passado foi a manteiga de amêndoa! Achava que tinha aquele sabor (para mim, enjoativo) dos doces com amêndoas, da amêndoa amarga, de quando este fruto seco fica em contacto com um líquido ou um açúcar durante algum tempo… Mas não!

Fiz várias versões e aqui está a minha preferida: Zero doce, com um travo salgado, até, e a complexidade da baunilha por trás.

Uso esta manteiga cremosa em smoothies, como topping de panquecas, até em saladas, mas principalmente com fruta. A minha combinção preferida é a já clássica Maçã-Manteiga de Amêndoa.

DSC_1093

Experimente e diga-me se não adora! (Cá em casa já converti a minha mãe e a minha sobrinha! Dormiu comigo no outro dia, acordou e pediu “tia, pode dar-me maçãs com manteiga de amêndoa?” Não se aguenta…!)

 

Manteiga de Amêndoas

1 frasco, 500gr

 

ž  500 gr de amêndoas com pele

ž  1 colher de café de sal marinho

ž  ½ colher de café de baunilha em pó bio

 

Nota: Pode não tostar as amêndoas, mas é algo que sugiro mesmo. O sabor é completamente diferente e torna-se mais fácil o processo de transformação das amêndoas em creme, por causa do calor.

 

Comece por tostar as amêndoas numa frigideira ou no forno, pré aquecido a 160ºc durante 20 a 30 min.

Coloque as amêndoas num triturador de alta potência, junte o sal e a baunilha, e comece a triturar. Deixe a máquina ligada durante 15 minutos e vá vendo as texturas a mudar.

manteiga de amêndoa

A meio do processo, pare e mexa com o salazar, para soltar a amêndoa dos cantos. Se for preciso, repita este passo mais vezes.

Primeiro fica com amêndoa moída e, depois, à medida que vai sendo mais triturada, a amêndoa começa a libertar os seus óleos, o que faz com que se emulsione muito bem, principalmente se estiver quente.

Quando a textura estiver rica e cremosa, a escorrer pelo salazar, a sua manteiga de amêndoas está feita!

Basta guardar num frasco e ir usando dentro de 2 a 3 meses.

DSC_1084

Para updates diários, faça Like no Lemonaid aqui ou siga-me no Instagram @joanamlimao